O que as marcas podem aprender com Darwin?
Primeiro, vamos recordar a lei da Seleção Natural. Com a ajuda do Wikipedia (porque eu também não lembro com exatidão das aulas de biologia rs), essa lei proposta por Charles Darwin fala de um processo de adaptação e especialização que, por meio das interações e processos, os organismos podem acabar desenvolvendo características adaptativas que os especializarão em nichos ecológicos particulares e podem resultar na emergência de novas espécies.
Deixei em negrito algumas palavras e expressões para que possam frisar e recordar, pois vou mostrar agora um case da Coca-Cola. Depois, vamos fazer a relação dos fatos e vocês podem tirar suas conclusões 😉
A Coca-Cola é mundialmente conhecida pela sua forte presença de marca por meio de seu logotipo e garrafa, especialmente a de vidro (seu formato e layout).
Porém, essas garrafas retornáveis geram custos mais altos em alguns países – é o caso de El Salvador. Então, para reverter esse cenário, os consumidores pedem o refrigerante nos mercados e, no ato da compra, ao invés de levar a garrafa de vidro, colocam todo o líquido em sacos plásticos. Sim, é isso mesmo: sacos plásticos!!! Essa prática é tão comum que, em El Salvador, representa aproximadamente 80% das vendas da Coca-Cola.
O que você faria, já que há uma perda de exposição da sua marca, seu símbolo? A Coca criou ‘The Coca-Cola Bag’, que nada mais é que um saco com o formato de sua garrafa de vidro e seu logotipo! Que sacada!!! Assista o vídeo-case:
Agora qual a relação de Darwin e as marcas?
Assim como a Lei de Seleção Natural, se as marcas não se adaptarem, se especializarem em cada um de seus cenários de atuação, conhecerem a cultura local, como poderão sobreviver, como os organismos vivos? É assim, analisando os nichos ecológicos particulares, criando características adaptativas, que as marcas se reinventam, alcançam novos patamares e novo tipo de exposição de marca – na verdade, agregam mais e se destacam pela iniciativa e pioneirismo – e desenvolvem novas espécies, lê-se neste caso novas formas de venda, embalagem! Sim, num mundo em constante mutação e tantas diferenças, Darwin ainda é atual e nos ensina: precisamos estar bem informados e conectados, mas também é preciso adaptar!
Imagens: Google
Lívia, estou sempre aprendendo com vc, a cada post! Adorei o saco especial da Coca-Cola e a capacidade de adaptação da empresa aos ambientes em que atua! E o que tudo isso tem a ver com o comunicador? Tudo! A comunicação tem que ser adaptável e flexível à cultura local. Beijos, @carolterra.
Oi Carol!!!
Então, saiba que é recíproco!!! De verdade, fiquei SUPER feliz com o comentário, porque EU que aprendo sobre mídias sociais com você e não esperava esse retorno tão positivo =')
Como disse, tem tudo a ver conosco, comunicadores, e esse olhar pra cultura local poucos tem! Realmente, a Coca foi sensacional!
Beijão e mais uma vez, obrigada pelo feedback 😀
🙂