• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Marcas e adaptação: Darwin explica!

Marcas e adaptação: Darwin explica!

Redação TMPRP by Redação TMPRP
21 de junho de 2016
in Opinião
3
16
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

O que as marcas podem aprender com Darwin?

Primeiro, vamos recordar a lei da Seleção Natural. Com a ajuda do Wikipedia (porque eu também não lembro com exatidão das aulas de biologia rs), essa lei proposta por Charles Darwin fala de um processo de adaptação e especialização que, por meio das interações e processos, os organismos podem acabar desenvolvendo características adaptativas que os especializarão em nichos ecológicos particulares e podem resultar na emergência de novas espécies.

Deixei em negrito algumas palavras e expressões para que possam frisar e recordar, pois vou mostrar agora um case da Coca-Cola. Depois, vamos fazer a relação dos fatos e vocês podem tirar suas conclusões 😉

A Coca-Cola é mundialmente conhecida pela sua forte presença de marca por meio de seu logotipo e garrafa, especialmente a de vidro (seu formato e layout).

Porém, essas garrafas retornáveis geram custos mais altos em alguns países – é o caso de El Salvador. Então, para reverter esse cenário, os consumidores pedem o refrigerante nos mercados e, no ato da compra, ao invés de levar a garrafa de vidro, colocam todo o líquido em sacos plásticos. Sim, é isso mesmo: sacos plásticos!!! Essa prática é tão comum que, em El Salvador, representa aproximadamente 80% das vendas da Coca-Cola.

O que você faria, já que há uma perda de exposição da sua marca, seu símbolo? A Coca criou ‘The Coca-Cola Bag’, que nada mais é que um saco com o formato de sua garrafa de vidro e seu logotipo! Que sacada!!! Assista o vídeo-case:

 

Agora qual a relação de Darwin e as marcas?

Assim como a Lei de Seleção Natural, se as marcas não se adaptarem, se especializarem em cada um de seus cenários de atuação, conhecerem a cultura local, como poderão sobreviver, como os organismos vivos? É assim, analisando os nichos ecológicos particulares, criando características adaptativas, que as marcas se reinventam, alcançam novos patamares e novo tipo de exposição de marca – na verdade, agregam mais e se destacam pela iniciativa e pioneirismo – e desenvolvem novas espécies, lê-se neste caso novas formas de venda, embalagem! Sim, num mundo em constante mutação e tantas diferenças, Darwin ainda é atual e nos ensina: precisamos estar bem informados e conectados, mas também é preciso adaptar!

 

Imagens: Google

Tags: Coca-Coladestaque
Previous Post

Uma nova marca com propósito

Next Post

Redes sociais de nicho…esse bicho pega?

Redação TMPRP

Redação TMPRP

Next Post
Redes sociais de nicho…esse bicho pega?

Redes sociais de nicho...esse bicho pega?

tipos de eventos

Você sabe diferenciar os tipos de eventos?

Você tem talento para reconher o talento?

Você tem talento para reconher o talento?

Comments 3

  1. Carolina Terra says:
    13 anos ago

    Lívia, estou sempre aprendendo com vc, a cada post! Adorei o saco especial da Coca-Cola e a capacidade de adaptação da empresa aos ambientes em que atua! E o que tudo isso tem a ver com o comunicador? Tudo! A comunicação tem que ser adaptável e flexível à cultura local. Beijos, @carolterra.

    Responder
    • @Lii_Santos says:
      13 anos ago

      Oi Carol!!!

      Então, saiba que é recíproco!!! De verdade, fiquei SUPER feliz com o comentário, porque EU que aprendo sobre mídias sociais com você e não esperava esse retorno tão positivo =')

      Como disse, tem tudo a ver conosco, comunicadores, e esse olhar pra cultura local poucos tem! Realmente, a Coca foi sensacional!

      Beijão e mais uma vez, obrigada pelo feedback 😀

      Responder
      • Carol Terra says:
        13 anos ago

        🙂

        Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • Ai News
  • articles
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • gambling
  • Mercado
  • News
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Software development
  • stories
  • Финтех
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.