Um dia de sol. Duas pessoas. Um pequeno acidente. Um olhar. E uma história de amor começa. É assim que tem início a nova campanha da VIVO, que mostra a trajetória de um casal, os encontros, as descobertas, os amigos, a família e tudo o que envolve um relacionamento. Mas sabe qual a diferença dessa campanha publicitária para as outras? É que o papel central não são os produtos e serviços da empresa de telecomunicações, mas sim a narrativa. Os produtos e serviços são complementares nessa jornada. Uma jornada? Sim, porque a VIVO fez um filme!
Chamado “Ganhar para Sempre”, o filme faz parte do programa de relacionamento e benefícios “Vivo Valoriza”, estreou no dia 1º de setembro e é uma produção interativa. Como assim? Ele integra várias mídias: a TV, o cinema e a Internet, por meio de seu canal no YouTube (www.youtube.com/vivo) e Facebook (www.facebook.com/vivo) na aba Vivo Valoriza. Mas não acaba aí. Na televisão e nas salas de cinema da rede Cinemark, você só verá o teaser deste filme (em duas versões: de 30 ou de 60 segundos) e, ao final, o “convite” para que veja o filme completo nos canais online. Por quê?
Para que possa ver todo o filme, todos os momentos dessa história, é preciso “desbloquear” as etapas. No filme há “pontos” na linha de timer para clicar, como níveis de navegação. A cada etapa, novas cenas, com os detalhes da narrativa, tornando o filme interativo mesmo para o usuário. É durante as cenas adicionais que vemos como a VIVO está presente no cotidiano das personagens e como o programa “Vivo Valoriza” pode ajudar o casal e você, claro.
Desbloqueando as etapas, além de ver o filme completo, o usuário tem acesso aos materiais adicionais, como making of, vídeos extras, wallpaper com cenas da produção, ringtones e a trilha sonora para baixar.
Está curioso? Então veja o trailer 😉
http://www.youtube.com/watch?v=nZ5GH3yZZfI&feature=player_embedded
Essa é mais uma campanha que mostra que o storytelling, em alta, (me corrija se eu estiver errada Cogo) é uma forma de relacionamento e interação com seu cliente/consumidor que tem esse poder de envolvê-lo com a marca, justamente em função da história. Você se comove, se diverte ou até mesmo se “vê” na narrativa (como muitos casais vão se identificar com esse filme, por exemplo), e faz com que a propaganda não seja o foco, mas consequência.
Confesso que me fez lembrar “Eduardo e Mônica“, para o Dia dos Namorados, mas essa campanha foi além: integraram mídia on e offline; produziram cartaz do filme, como aqueles expostos nos cinemas; divulgaram para nós blogueiros (e imagino que jornalistas também) com um teaser bem bacana como um filme “de verdade” com direito ao ingresso do cinema e saco de pipoca; criaram uma capa de DVD para o filme, mas no lugar do DVD era o convite para ir até os canais online e conferir a produção; clientes VIVO, como eu, receberam mensagem no celular informando do programa de benefícios; e o mote da campanha é “quanto mais a gente se relaciona, mais você ganha”, que eu achei ótima para integrar tudo: o relacionamento marca-cliente, a história do relacionamento do casal no filme, o nome do programa de relacionamento que beneficia o cliente…enfim, pra mim, tudo se encaixou! E isso é uma ação (e comunicação) integrada!
Imagens: arquivo pessoal
Genial teu post. Apesar desta não ser a linha do meu estudo específico de mestrado, não tem dúvida de que é um excelente exemplo de storytelling, que ainda busca na transmídia o envolvimento e a interação das pessoas. É um outro jeito de comunicar, um tanto mais aberto e menos impositivo em seus significados, porque a marca fica no entorno do processo, não como alvo principal do argumento. Sim, eles continuam querendo vender no final de tudo, mas o approach é bem distinto e, na minha visão, bem mais interessante. E ser interessante numa época de profusão de conteúdos já é meio caminho.
Oi Cogo!
Que bom que curtiu! Sinal que não cometi nenhuma gafe mencionando o storytelling rsrs!
É como disse: é menos impositivo e estamos numa época de conteúdo, assim, o melhor dos dois mundos! Por isso gostei mesmo da iniciativa e da campanha 🙂
Obrigada pelo comentário!!
Beijos!