As campeãs de bate papo a que me refiro aqui, na verdade, são líderes de engajamento segundo ranking feito pela indexSocial, ferramenta de monitoramento de mídias sociais e divulgado pela Revista Exame no mês de julho de 2012. Ainda que essas marcas mudem a cada ranking, algumas lições são perenes e é nessas que quero focar aqui.
De acordo com o ranking, o Guaraná Antarctica foi a marca que mais engajou consumidores no Facebook, Youtube e Twitter no mês de julho, com percentual de 40,5% e crescimento de 6,6% em relação a junho deste ano. O segundo lugar foi da Brahma Futebol com uma taxa de engajamento de 26,2%.
O ranking leva em consideração o share de engajamento, medindo o percentual de cada marca na soma total de interações e considera “likes”, comentários, votos, compartilhamentos, menções e retuítes.
Confira o ranking:
No entanto, mais do que figurar em rankings, as marcas acima estão preocupadas em estabelecer relacionamentos com seus consumidores, fãs, seguidores e pensam em ações promocionais, interações, jogos, apps e uma infinidade de conteúdos que atraiam esses usuários para suas iniciativas.
Conteúdo bem humorado com grandes chances de viralização, diversas questões que convidam o usuário a participar, notícias e conteúdos de seu interesse integram a estratégia dessas marcas nas mídias sociais.
Engajar é bem mais do que receber votos de aprovação, é convidar o usuário a colaborar, participar, interagir, construir o conteúdo de forma coletiva. É conhecer o perfil da audiência e oferecer comunicação direcionada a ela. É convidar o usuário a mostrar a sua relação com aquela determinada marca e correr riscos. Só que correr riscos de forma planejada. Pautando-se em uma diretriz de mídias sociais corporativas (isso é assunto para um próximo post).
Quem está se dando bem com uma abordagem mais leve e interativa com seus consumidores é o Ponto Frio (Pinguim). Faz um sucesso danado entre seus seguidores e ainda soluciona dúvidas relativas aos produtos que comercializa. Não precisa ser sisudo para ser interessante, precisa? (Já falamos sobre o perfil @pontofrio aqui e aqui)
Lição número 1 das marcas líderes em engajamento: conteúdo relevante, interessante, prestação de serviço para o seu usuário, algo mais a oferecer do que simplesmente promoções e ações de marketing.
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