As campeãs de bate papo a que me refiro aqui, na verdade, são líderes de engajamento segundo ranking feito pela indexSocial, ferramenta de monitoramento de mídias sociais e divulgado pela Revista Exame no mês de julho de 2012. Ainda que essas marcas mudem a cada ranking, algumas lições são perenes e é nessas que quero focar aqui.
De acordo com o ranking, o Guaraná Antarctica foi a marca que mais engajou consumidores no Facebook, Youtube e Twitter no mês de julho, com percentual de 40,5% e crescimento de 6,6% em relação a junho deste ano. O segundo lugar foi da Brahma Futebol com uma taxa de engajamento de 26,2%.
O ranking leva em consideração o share de engajamento, medindo o percentual de cada marca na soma total de interações e considera “likes”, comentários, votos, compartilhamentos, menções e retuítes.
Confira o ranking:
- Guaraná Antarctica
- Brahma
- Skol
- Halls
- Chiclets
- Bohemia
- Budweiser
- Stella Artois
- Lacta
- Melissa
No entanto, mais do que figurar em rankings, as marcas acima estão preocupadas em estabelecer relacionamentos com seus consumidores, fãs, seguidores e pensam em ações promocionais, interações, jogos, apps e uma infinidade de conteúdos que atraiam esses usuários para suas iniciativas.
Conteúdo bem humorado com grandes chances de viralização, diversas questões que convidam o usuário a participar, notícias e conteúdos de seu interesse integram a estratégia dessas marcas nas mídias sociais.
Engajar é bem mais do que receber votos de aprovação, é convidar o usuário a colaborar, participar, interagir, construir o conteúdo de forma coletiva. É conhecer o perfil da audiência e oferecer comunicação direcionada a ela. É convidar o usuário a mostrar a sua relação com aquela determinada marca e correr riscos. Só que correr riscos de forma planejada. Pautando-se em uma diretriz de mídias sociais corporativas (isso é assunto para um próximo post).
Quem está se dando bem com uma abordagem mais leve e interativa com seus consumidores é o Ponto Frio (Pinguim). Faz um sucesso danado entre seus seguidores e ainda soluciona dúvidas relativas aos produtos que comercializa. Não precisa ser sisudo para ser interessante, precisa? (Já falamos sobre o perfil @pontofrio aqui e aqui)
Lição número 1 das marcas líderes em engajamento: conteúdo relevante, interessante, prestação de serviço para o seu usuário, algo mais a oferecer do que simplesmente promoções e ações de marketing.
Só uma marca não é de alimentação e bebida. E todas elas são BtoC. Há um longo aprendizado para a "grande massa" das organizações entrarem neste mundo, ainda que nem sei se conseguirão estar neste tipo de ranking no futuro. Veremos.
Infelizmente, Rodrigo, as marcas que se destacam em termos de bate-papo ainda são ligadas aos consumidores finais. Há um caminho longo a ser percorrido pelas empresas B2B. Porém, existem casos interessantes como o da Vale, SAP, Totvs, entre outras. Obrigada pelo comentário. Beijão.