• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Valor imensurável: o preço do trabalho de relações públicas

Valor imensurável: o preço do trabalho de relações públicas

Convidados RP by Convidados RP
18 de fevereiro de 2013
in Opinião
0
339
SHARES
2k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Em 2012 o Flávio Schmidt trouxe ao debate “como cobrar por serviços de comunicação” após a publicação de um guest-post do Manoel Marcondes Neto. Com isso o #Blogrelacoes convidou as agências de comunicação para apresentar o seu raciocínio sobre o tema. A Ketchum Estratégia é a primeira a publicar a sua visão.

Imensurável e intangível. Durante muito tempo essas palavras fizeram parte do vocabulário dos comunicadores na hora de apresentar seus resultados. Com as mudanças econômicas e os cortes nos custos, cresceu a necessidade de provar o valor da comunicação, bem como de justificar seus investimentos. Como as agências podem traduzir em cifras o valor que seus serviços agregam à imagem e à reputação de empresas e marcas?

Ainda não existe na indústria da comunicação um consenso para a precificação do trabalho de RP. São muitas as variáveis envolvidas nesse processo: porte da empresa, tipo de serviço a ser contratado e oportunidades potenciais são apenas alguns dos muitos fatores que podem influenciar a formação do preço final. Entretanto, muitas das variáveis consideradas nesse processo podem ser deveras parciais e tornarem-se suscetíveis a questionamentos difíceis de serem justificados.

Diferentemente de outros tipos de mercado, em que os preços são ditados de acordo com a cara do freguês, é totalmente possível oferecer propostas de serviços com metodologias transparentes e que considerem critérios comuns a todos os interessados.

Na Ketchum, uma das 10 maiores agências de relações públicas do mundo, adota-se o modelo de cobrança por hora/equipe. Para a composição de suas propostas, a Ketchum avalia, entre outros aspectos, os objetivos e a complexidade do trabalho, o conhecimento técnico necessário e a senioridade dos profissionais que deverão compor o atendimento. Com essas informações em mãos, é possível desenhar uma proposta de equipe e estimar as horas que serão dedicadas por cada profissional à empresa ou marca em questão.

A última etapa da formação do preço é a consideração dos custos fixos e das variáveis da agência. Para existir e realizar suas atividades, toda empresa possui despesas, como as de manutenção de suas instalações e insumos, entre outras. Para a sustentabilidade do negócio, esses custos também devem ser considerados no preço final.

http://www.sxc.hu/photo/1294264

Para acompanhar se as horas contratadas estão sendo devidamente cumpridas, utiliza-se um sistema de controle de horas chamado timesheet. Por meio dele, os profissionais da agência inserem as informações das atividades realizadas e o tempo investido em cada uma delas. O timesheet registra na prática se o dia a dia corresponde ao que foi acordado entre as partes, reunindo os indicadores para corrigir rotas e realizar ajustes, se necessário.

Quando o assunto é fluxo de caixa, o departamento financeiro não levará em conta que a gestão da imagem e da reputação pode trazer retorno sobre o investimento que vai muito além do fee mensal. Assim, cabe às agências de relações públicas encontrarem as melhores fórmulas para precificarem seus serviços. O mercado agradece.

 

Rosana Monteiro Ketchum BlogrelacoesRosana Monteiro (@rosanacomenta) é Sócia Diretora da Ketchum. Com cerca de 30 anos de experiência, Rosana é referência na área de Relações Públicas no País. Sua liderança tem conduzido a agência durante esses 25 anos no mercado brasileiro e ajudado a construir a imagem corporativa de inúmeras empresas, como Procter & Gamble, Caloi, Delta Air Lines, Dow Química e Roche.

Conquistou, em 2009, o prêmio Stevie International Business Award pelo projeto “Dia Mundial da Saúde Digestiva”, conduzido pela executiva e sua equipe para a Danone.

Além de sua atuação na Ketchum, participa fortemente para a consolidação da profissão e do mercado de Relações Públicas. Tanto que, em 2010, representou o Brasil como jurada da categoria “Relações Públicas” no Cannes Lions – 57º Festival Internacional de Publicidade e, participou, também como jurada, do festival Latino Americano El Ojo Iberoamérica – PR 2010.

A executiva é ainda membro do Conselho Diretivo da ABRACOM (Associação Brasileira de Agências de Comunicação) e presidente da SINCO (Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação).

Tags: destaque
Previous Post

1º Seminário de Jornalismo e Marketing Esportivo promovido pelo Comunique-se Educação

Next Post

Santa Maria trouxe o melhor das Redes Sociais

Convidados RP

Convidados RP

Convidado Relações Públicas. Este post foi escrito por um convidado do #Blogrelacoes e as informações e opiniões aqui contidas não necessariamente condizem com as dos autores do Blog. Para saber mais sobre o autor do texto consulte o final do post.

Next Post
Santa Maria trouxe o melhor das Redes Sociais

Santa Maria trouxe o melhor das Redes Sociais

Que tal branding pessoal?

Que tal branding pessoal?

A marca e o público

A marca e o público

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In