• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Sabedoria das multidões para criação de produtos e serviços

Sabedoria das multidões para criação de produtos e serviços

Carol Terra by Carol Terra
8 de março de 2013
in Opinião
0
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Nas minhas leituras sobre tendências de comunicação, marketing e RP, tenho notado algo em comum entre todas essas áreas irmãs: ações que envolvem os públicos no modelo de crowdsourcing (do inglês, desenvolvimento de produtos/serviços a partir da sabedoria das multidões, a fonte é a “massa”)!

Fora as já conhecidas plataformas da Starbucks (MyStarbucksIdea), Dell (IdeaStorm), Pepsico (Snacklife e Faça-me um Sabor de Ruffles), Fiat (Fiat Mio) diversos aplicativos e novas ações de comunicação e relacionamento têm ido nessa linha.

Gostaria de citar algumas relativamente recentes: a ação do McDonald´s Canadá (Your Questions Our Food), a campanha da Ford em torno do Novo Fiesta e a da Garoto para produção do próximo comercial referente ao patrocínio da marca à Copa.

O que todas essas ações têm em comum? Usam a opinião do usuário, do consumidor, do cliente, dos amantes da marca, dos formadores de opinião online para produzirem campanhas, produtos, bens, serviços, situações.

O consumidor sempre foi considerado rei, mas agora, mais do que apenas seu reinado, ele tem poder de deliberação, de expressão, de influir diretamente naquilo que consome.

Ganham aquelas marcas que conseguirem estabelecer conexões emocionais com seus públicos, envolvendo-os, inspirando-os e dando ferramentas para isso. Poderíamos derivar desse pensamento técnicas como storytelling, gamificação, integração entre on e off-line, entre muitas outras. Mas, isso são assuntos para outros posts!

O crowdsourcing parece ser a abertura que as organizações estão dando ao conteúdo gerado pelo consumidor e à sua participação. É a comunicação de mão dupla aparecendo com força.

Vale lembrar que não é só para desenvolvimento de produtos que o crowdsourcing serve. Serve para distribuição de conhecimento, equilíbrio e harmonização de interesses entre diferentes grupos e para estabelecer canais de diálogo com os stakeholders também.

Mas, não era a tal comunicação de duas mãos que preconizávamos desde o início das Relações Públicas? Será que agora encontramos os meios adequados para que isso aconteça?

Conhece ações de mão dupla e de crowdsourcing? Compartilhe aqui conosco!

Tags: destaqueRelações Públicas
Previous Post

Entendimento do Ser Social

Next Post

Vale quanto custa…

Carol Terra

Carol Terra

Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.

Next Post
Vale quanto custa…

Vale quanto custa...

III Prêmio Universitário Aberje

E quando a voz falhar?

E quando a voz falhar?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • 2
  • Ai News
  • articles
  • blog
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • gambling
  • games
  • guide
  • info
  • IT Вакансії
  • IT Образование
  • Mercado
  • News
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Software development
  • stories
  • updates
  • Финтех
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.