Você já pensou no enorme destaque de ações de marketing das empresas de hoje em dia nas redes sociais? Esse tipo de propaganda é tão fundamental que, para uma empresa ser considerada bem-sucedida, deve ter uma boa ação de publicidade nas redes sociais. Se considerarmos especificamente uma loja virtual, a relação com redes sociais deve ser mais intensa e aprofundada ainda. Isso se deve ao fato de, na internet, nós não podermos ir atrás de uma marca que não conhecemos, mas sim, a marca deverá conquistar espaço e chegar até os consumidores – ironicamente, no mundo físico, podemos, ao andar pelas ruas, esbarrar com uma loja nova, por acaso.
Desse modo, uma boa divulgação da marca nas redes sociais poderá se converter em:
- Maior visibilidade;
- Aumento de vendas;
- Mais receita.
Ou seja, quanto melhor for a propaganda, mais isso interferirá no aumento de vendas. Todas essas novas formas de criar campanhas de marketing só são possíveis graças à internet, pelo fato de a informação circular de modo mais horizontalizado, e o poder vai parar, mais ativamente, nas mãos do cliente final.
Como comparação, lembremos de como é, tradicionalmente, o anúncio feito em TVs, por exemplo. Ficávamos assistindo ao meio de comunicação e apenas algumas propagandas chegavam ao público, implicando que marcas pequenas ficassem com seu espaço de mercado mais limitado. A internet transformou radicalmente esse horizonte.
O usuário de internet detém o poder, inclusive, de formar opinião, com suas declarações, sejam positivas ou negativas, impactarem diretamente na relevância da marca na rede social. O cuidado dos setores de marketing das empresas deve ser redobrado, bem como os setores de relacionamento com o cliente.
Por outro lado, por mais que haja riscos, a empresa poupa investimento, porque pode utilizar as mais famosas redes sociais do mundo, totalmente gratuitas – como, por exemplo: Google +, Twitter, Orkut, Facebook, LikedIn, entre outras. Possivelmente a melhor forma de se aproximar do seu público-alvo, seja de forma orgânica, ou, em outras palavras, sem spam, pop up, ou outras ferramentas mais forçadas. Deixe o cliente ser seduzido e se chegar até você. Demora mais tempo, mas os resultados são muito mais interessantes, com um número de clientes fidelizado.
Assim, para pensar um bom perfil de redes sociais, o primeiro passo deve ser a resposta para a seguinte pergunta-chave: qual o objetivo dessas ações de marketing? Divulgação simples? Exposição de serviços? Informações? Espaço de diálogo e relacionamento com o público-alvo? Ao escolher uma alternativa, se definirá a abordagem e a atuação na rede social, facilitando o impacto positivo do perfil sobre a imagem da marca.
Para fortalecer a administração e alimentação do perfil, a empresa deverá dispor de, no mínimo, colaboradores para as seguintes funções:
- Responsável por atualizar o perfil da empresa – com ofertas, lançamentos, promoções, notícias etc;
- Dar respostas rápidas às dúvidas e solicitações do cliente; se houver muito tempo de espera, o consumidor irá para a concorrência;
- Fazer pesquisas de mercado, acompanhando as novidades da concorrência, para elaborar novas estratégias de ação, mantendo a marca renovada e viva na mente do consumidor.
Um notório exemplo da importância das redes sociais para o crescimento de uma marca foi o da Starbucks, cafeteria dos EUA. Seus milhões de fãs e seguidores foram conquistados por meio de ações constantes, criativas e muito efetivas de aproximação e relacionamento com o cliente. Desse modo, a empresa se revelou muito perspicaz, ao combinar suas metas, com os desejos e escolhas de seu público-alvo. O sucesso foi avassalador, sendo a Starbucks uma das líderes mundiais do segmento de cafeterias.
Com todas as vantagens que a rede social oferece, todo empreendedor só tem a ganhar. Inclusive, com a possibilidade de segmentar seu público-alvo, buscando fidelizar aquele grupo de consumidores, que, pela rede social, fará campanhas de marketing muito orgânicas, por meio de opiniões e elogios em seus próprios perfis, o que manterá a marca cada vez mais viva e atuante.
Você faz uso de marketing em redes sociais em sua empresa? Conte-nos sua experiência!