A fotografia de um vestido instalou um alvoroço e polêmica que cruzaram oceanos, continentes e fusos horários entre a noite e madrugada desta quinta (26) para sexta-feira (27) por meio das redes sociais, especialmente Facebook e WhatsApp.
A fotografia foi compartilhada acompanhada de uma pergunta que queria, basicamente, saber quais cores o usuário incauto via no dito vestido: “azul e preto ou branco e dourado?” E a simples resposta de um desencadeava a discordância de outros, instalando-se aí a polêmica, as dúvidas, as incredulidades e até superstições e medo, além de explicações das mais simplistas às mais “científicas”.
Provavelmente você foi uma das pessoas que recebeu a foto e participou da polêmica, além de ter compartilhado com amigos e familiares. Mas, além do alvoroço e do interesse que esse evento criou, foi muito bom ver a rapidez com que as marcas e os profissionais de comunicação reagiram, aproveitando a ocasião e fazendo do buzz uma chamada inteligente ou curiosa para seus produtos.
Já de manhã, ao checar meus e-mails no smartphone, já dei de cara com um e-mail marketing das Lojas Renner na esteira dos Azul-e-preto/Branco-e-dourado, dizendo que “não importa a cor do vestido, nós temos”.
- O e-mail mkt da Renner na onda do vestido polêmico
Em seguida, a marca de lingerie Dilady, pelas mentes e mãos da agência Elo Digital, lançou na fanpage do Facebook o “o que você vê”, mostrando dois sutiãs, um branco e outro dourado.
E, logo, a Samsung aproveitou a onda para mostrar seu Galaxy nas cores Azul & Preto e Branco & Dourado…
- Sansung e os Galaxys Azul e Preto e Branco e Dourado
E daí para diante, a coisa continua bombando na web, inclusive com matérias em diversos blogs e sites fazendo referência ao fenômeno que congestionou as redes sociais. Certamente vamos passar o resto do dia e do final de semana, quem sabe até da próxima semana, vendo os desdobramentos e inventividade em cima do evento original.
De qualquer forma, e dentro do tema quenos interessa, temos aqui dois exemplos claros do que um assunto aparentemente singelo pode gerar:
- a viralização orgânica, absolutamente sem intenção, simplesmente pelo inusitado e curioso do tema; e
- a comunicação de oportunidade que algumas marcas utilizaram para, se não alavancar vendas, pelo menos chamar a atenção do público.
Se as marcas vão vender mais, não sabemos. Mas que vão encantar pela criatividade e senso de oportunidade, vão! Eu, pelo menos, estou me divertindo pra caramba acompanhando a corrida das campanhas Azul/Preto/Branco/Dourado! E você?
Adorei, Ana! Tão rápida no gatilho quanto a polêmica que nos "assolou"…beijos, @carolterra.