Um bom produto e uma ótima comunicação!
Não assisto a canais de televisão aberta há mais de 8 anos e, por isso, só fiquei sabendo hoje, pelo meu agregador de notícias, o Google News, desse verdadeiro case de comunicação que aconteceu entre Sílvio Santos e Netflix. (Minha filha, Érica, havia postado pelo Whatsapp mas eu não tinha lido. Perdão!)
No programa de domingo, dia 22 de fevereiro, Sílvio falou descontraidamente sobre o fato de que, quando está em casa descansando, não assiste programas de televisão, mas sim filmes e séries no Netflix, referindo-se especificamente ao seriado A Bíblia. E ainda aconselhou o público a assinar o serviço de streaming:
“Se você não tem Netflix na sua casa, passe a ter. A mensalidade é de R$18,90, creio eu… ”
E, do seu jeito desencanado, já rindo, disse que os donos da Netflix deviam estar lhe assistindo e que deveriam mandar-lhe um mês de graça, ao se dar conta que tinha acabado de fazer uma tremenda propaganda do serviço.
O analista de redes sociais do Netflix Brasil ficou sabendo e, no dia 25, postou pelo Twitter que o pedido do Sílvio estava sendo analisado pelos donos do serviço nos Estados Unidos.
No dia seguinte, Reed Hastings, fundador e presidente do Netflix, postou um vídeo endereçado ao Sílvio Santos, sorridentemente concedendo-lhe uma assinatura vitalícia do serviço e recomendando assistir, também, à série House of Cards.
Lições do caso?
1) Ter um bom produto ou serviço é sempre essencial antes de qualquer ação de comunicação ou marketing.
2) Estar atento às mídias e monitorar a citação do nome da empresa ou do produto é fundamental tanto para prevenir e gerir crises quanto para estreitar relacionamentos com os públicos e formadores de opinião.
3) Ser simpático e “fazer um agrado” a quem elogia o produto, serviço ou marca em público é uma tática excelente para fidelizar o cliente, atrair novos e ampliar as chances de ganhar mais divulgadores naturais.
4) “Relacionamento” cada vez mais é a palavra chave e a principal estratégia de comunicação daqueles que têm em mente mais do que só vender uma vez, mas manter a sustentabilidade do negócio.
Muito Bom, isso eu não imaginava ..