Estamos em 2015, século 21. E tem bastante gente e organizações (lembrando sempre que organizações são feitas de gente) que insistem autoritariamente a continuarmos a nos comunicar e relacionar de maneira formal com os públicos, com todos os públicos, porque se tratam de comunicações oficias da empresa ou do produto.
Tudo bem, se você tem um produto ou serviço feito para um púbico alvo formado majoritariamente de senhorzinhos e senhorinhas de mais de 60 ou 70 anos de idade, cujo perfil é conservador, e que se sentem mal atendidos ou desrespeitados se não forem tratados formalmente. Nesse caso, é obrigação sua e da sua empresa conversarem e se comunicarem com seu público dessa maneira que eles consideram como a base do relacionamento entre vocês: formal, rebuscada e argumentativa.
Mas, se a maioria do seu público alvo é feita de pessoas jovens, seja de idade ou de mentalidade, que mesmo com mais de 50 ou 60 anos estão sempre antenados e adaptados à realidade, o que vai fazer com que eles sintam-se ligados à sua empresa, ao seu produto ou serviço, é a linguagem simpática, informal (mas gramaticalmente correta), até mesmo bem humorada, mantendo sempre a honestidade e transparência.
Pois ontem me deparei com um exemplo lindo dessa forma de comunicação que estreita o relacionamento entre a empresa ou produto e seu público. Meu amigo Cezar, publicitário com alma de RP, me mostrou a mensagem publicada pela OLX em função da atualização do aplicativo para o iPhone. Vejam que a maioria esmagadora dos outros aplicativos (todos estão sempre trazendo atualizações) simplesmente dizem “atualização para correção de bugs” ou algo semelhante.
Vejam que delícia a mensagem da OLX, explicando inclusive que foi a partir dos feedbacks dos usuários que desenvolveu as melhorias e correções:
- A mensagem de atualização do app da OLX.
Clara, bem humorada, simpática, corretamente escrita (é sempre bom lembrar que usar uma linguagem atual e desencanada não quer dizer que você está liberado para assassinar a língua portuguesa), que deixa em você uma sensação de bem-estar e de cumplicidade com a marca.
Isso, queridos todos, é saber estabelecer – e manter – um relacionamento saudável e sustentável com o seu público! Quem, em sã consciência, e não tendo questões insolúveis com a marca, vai querer deixar de se relacionar com ela e de se sentir assim, bem informado de maneira leve, como se fizesse parte da equipe de trabalho?
Já aviso que estou me preparando para fazer meu primeiro anúncio na OLX. Eles simplesmente me conquistaram com essa!