• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Coberturas
blog RP Festival de Criatividade de Cannes Lions

CANNES, FRANCE - JUNE 21: (L-R) Bono, Vice Media CEO Shane Smith and Apple's Senior Vice President of Design Sir Jonathan Ive attend the 'Bono and Jonathan Ive Seminar' during the 2014 Cannes Lions Festival on June 21, 2014 in Cannes, France. (Photo by Richard Bord/Getty Images)

Gabriel Araújo: “o raciocínio de RP precisa começar na criatividade”.

Ariane Feijó by Ariane Feijó
3 de agosto de 2022
in Coberturas
0
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Gabriel Araújo já é “de casa” para a Todo Mundo RP. Foi palestrante na RP Week quando fazia pouco mais de 1 ano que havia migrado de uma agência de publicidade para uma agência de RP – a Ketchum.

Quase 4 anos depois, ele foi o jurado brasileiro em Cannes pela primeira vez e na categoria PR  Lions. Nesta entrevista, contou para nós com exclusividade como foi essa experiência. Confira!

Gabriel Araújo PR Lions
Jurados de PR Lions em Cannes.

Blog RP: Como foi fazer parte do time de jurados de PR Lions?

Gabriel Araújo: Cannes tem uma proporção que eu nunca tinha vivenciado dentro de um júri. Já julguei outros festivais, mas a proporção de Cannes é gigantesca. A exigência é muito grande, pois mais do que julgar os cases os jurados tentam entender qual a próxima tendência que será trazida pelo festival.

Blog RP: Dos cases semi finalistas, quais foram as estrelas entre os jurados?

Gabriel Araújo: Foram muitas estrelas, afinal eram mais de 2200 estórias contadas – e terminamos o júri as 3 da manhã, um dia antes da coletiva de imprensa que anunciou os vencedores. O grande destaque foi o Fearless Girl, a maior conversa de PR da história da mídia. Nunca vi uma coisa tão grande quanto foi este case – e continnua a ser. A estátua virou um ponto turístico em Nova Iorque. A questão aqui é que foi um case super importante para o momento, no sentido do empoderamento feminino, uma garota encarando o mercado financeiro global é um recado muito forte.

Blog RP: Quanto ao engajamento, nas campanhas de RP esse quesito foi determinante para ganhar um Leão. Qual a sua visão sobre isso?

Gabriel Araújo: A gente buscou prestigiar idéias que tiverem impacto na mídia espontânea. Mas é claro que não podia ter impacto só nisso, precisamos privilegiar a criatividade. Trabalho de PR é mais completo, mais integrado do que outras categorias, tem que usar diferentes canais…  Nao é so usar media relations e influenciadores: precisa de uma ideia com conceito forte para levar para outras plataformas. Analisando os cases de PR temos uma noção de que o próprio profissional desta área tem que evoluir. Todas as agencias trazem atualmente o componente de conteúdo pra dentro de casa. E conteúdo é o DNA de RP. O que não é DNA de RP é ter criativos dentro da agência.

E aqui invariavelmente cito o meu exemplo. Nosso case Amazon Warriors é super poderoso neste sentido – criamos um produto para gerar conversa, para gerar engajamento.

Blog RP: Que dicas você deixa para quem sonha concorrer a um Leão de RP?

Gabriel Araújo: A  primeira coisa é partir de uma relação com as ideias  e então produzir o trabalho. O raciocínio precisa começar na criatividade.

Segundo, todos os profissionais da nossa área têm que viver Cannes pelo menos uma vez na vida. Entender o que é estar aqui e absorver o festival.

Essa vivência nos ajuda a ter mais critério. Não dá para achar que fez um trabalho bacana para o dia a dia e que este vai render Leão. Tem que ser um trabalho incrível. Mas não pode se agarrar à ideia como se fosse um filho. A gente sempre pode evoluir. Evolução tem que estar no dia a dia do RP. Para criar um trabalho incrível, o dia a dia também tem que ser incrível, não só para ganhar um trabalho em Cannes mas para ter ideias melhores. É um exercício. Todas as agências podem ganhar um Leão, mas precisam mudar um pouquinho a percepção sobre o que significa um bom trabalho, com impacto real, e como desenvolvê-lo.

Tags: Cannes LionsDestaques do Cannes
Previous Post

Karen Van Bergen: “o mundo precisa saber o que é um bom RP”

Next Post

Paul Holmes: “o futuro pertence às relações públicas”

Ariane Feijó

Ariane Feijó

Trabalha com Relações Públicas e Marketing Digital há mais de 15 anos tendo passado por grandes multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É idealizadora do Inbound PR, metodologia que desenvolveu para combinar inbound marketing com RP e aplica em empresas de diversos portes.

Next Post
Paul Holmes: “o futuro pertence às relações públicas”

Paul Holmes: “o futuro pertence às relações públicas”

poder das conexões na sua carreira

O poder das conexões para a construção da sua carreira

Afinal, o que é PR em Cannes Lions?

Afinal, o que é PR em Cannes Lions?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • 2
  • Ai News
  • articles
  • blog
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • gambling
  • games
  • guide
  • info
  • IT Вакансії
  • IT Образование
  • Mercado
  • News
  • Online casinos
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Sober living
  • Software development
  • stories
  • updates
  • Финтех
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.