Os profissionais do Século 21 devem atuar como “agentes de mudança” e não apenas como executores. Mais que uma mesa de debate, Vânia Ferrari trouxe, de uma forma super descontraída, ensinamentos para nos tirar da zona de conforto e nos fazer ver o quanto nosso trabalho requer dedicação, estudo, bom humor, técnica e, sobretudo, empenho diário.
Repensar o que significa trabalhar no século 21 te leva a refletir seu papel no mundo. Tudo o que aprendemos nos livros durante nossa formação está no século passado e, no entanto, seguimos um modelo que destoa da realidade.
O mundo gira cada vez mais rápido e a mudança é a nova constante. Trazemos conceitos e práticas para este século que não fazem mais sentido em função do contexto atual e digital.
Suas atitudes combinam com o século que você vive?
A primeira competência para o tempo de mudança é compartilhar conhecimento, e a segunda é saber o que compartilhar e o que estudar. Mas será que estamos preparados para viver essa realidade?
“O que tem acontecido é que estamos afastando as pessoas que pensam diferente, enquanto deveríamos estar fazendo exatamente o contrário. Estamos sempre certos – os donos da razão – e não falamos com quem tem ideias diferentes das nossas. Os negócios, a sociedade, as famílias, as escolas, as religiões e a ciência precisam interagir e não se afastar”, disse Vânia.
O que vemos hoje é que as pessoas ainda são acostumadas a olharem para si, a colocar a si próprias primeiro. Porém, na nova reconfiguração do mercado, não existe mais espaço para pessoas arrogantes – apesar de ser um perfil comum dentro das corporações.
E o questionamento que precisa ser feito não é sobre o comportamento do outro mas sim “quão disposto você está para mudar?”. O mundo muda a partir de você. Então comece a sua mudança de dentro e exerça a empatia.
Não é o mais forte, nem o mais inteligente que sobrevive, mas aquele que melhor se adapta às mudanças, já dizia Darwin.
Se você muda, o mundo muda com você. Ser protagonista da sua própria jornada é trabalhar com paixão e alma. O tempo de mudança é o mesmo para todos. A oportunidade é sua e não existem razões para olhar para os lados.
O seu papel, enquanto profissional, é fazer uma comunicação que envolva tudo e todos para gerar conversação e interação. O que vai transformar o mundo não é o governo, nem as igrejas – são as marcas.
Trabalhe com energia. Atitude e estudo, personalidade e originalidade são competências indispensáveis para se desenvolver dia após dia. Trabalhar é difícil porque requer empenho, dedicação e bom humor.
Será que seus conhecimentos, habilidades, valores e atitudes estão de acordo com o século 21? Vânia apresentou 10 passos para você construir a sua nova reputação:
- Construa crenças fortes estados que produzirão milagres: não arranje desculpas. Arranje um jeito.
- “Uma grama de AÇÃO vale mais que uma tonelada de teoria” (Friedrich Engels).
- Seja fonte de inspiração.
- Melhore diariamente a qualidade da sua comunicação.
- Fique atento ao seu estado de espírito: controle o jeito de representar as coisas que acontecem e tire proveito disto.
- Questione. Duvide. Pergunte. Pense. Investigue: procure sempre pelo “melhor”.
- Alie-se a pessoas do bem que acreditam na empresa.
- Não permita que as pessoas mudem seu humor: “reaja inteligentemente mesmo a um tratamento não inteligente” (Lao-Tsé).
- Estude formal e informalmente. Isto também vale para os produtos e serviços da empresa.
- Ajude: seu sucesso é proporcional à quantidade de pessoas que você ajuda a obter sucesso.
Mantenha o foco em desenvolver o seu talento que o retorno será na mesma medida. Honre suas raízes e, principalmente, suas palavras. Se você mudar para se tornar protagonista da sua própria história, não existirá tecnologia, nem concorrência e nem ninguém que impedirá seu sucesso.
Resolva. Arrisque. Surpreenda. Seja foda!