O segundo dia de programação da RP Week #4 proporcionou aos integrantes da RP Week conhecerem de perto uma startup que respira PR. Diferente das demais edições, neste ano escolhemos não só agências de comunicação para visitar, mas também empresas de diferentes segmentos que possuem setor de comunicação e PR estruturado.
A startup VivaReal atua no segmento imobiliário com a visão de transformar esse mercado e tornar-se referência.
Rafael Frank, relações públicas da VivaReal, iniciou a visita mostrando a estrutura física da startup, que é toda planejada para ser um ambiente acolhedor e descontraído, seguindo um dos propósitos da empresa que é proporcionar ao colaborador o sentimento de pertença da empresa, o que possibilita uma entrega maior nos resultados.
A VivaReal surgiu da ideia de três empreendedores de diferentes nacionalidades, um alemão, um brasileiro e um americano, que fundaram a startup que mantém até hoje o perfil inovador e empreendedor.
A startup VivaReal tem é um portal imobiliário como missão ajudar as pessoas encontrar a casa dos seus sonhos. Com foco nisso, divulgam em suas plataformas mais de 5,5 milhões de imóveis em diversas cidades do Brasil, tornando durante seus sete anos de existência a busca da casa própria mais simples e rápida, desde a pesquisa pelo imóvel até a transação.
Em 2016 a startup entrou para o “greate place to work”.
O setor de PR é extremamente essencial para o funcionamento da empresa. Nele são desenvolvidos projetos com forte atuação em endomarketing e comunicação interna, o que possibilita à startup ser reconhecida como um greate place to work. O PR desempenha o papel de transitar entre os executivos, os setores de comunicação e todos os outros da empresa, possibilitando uma comunicação integrada. Além de ser mérito dos projetos de PR a maior fonte de divulgação da VivaReal, que não utiliza de mídia off line.
Durante a visita, Rafael traz o dado de que a geração de mídia espontânea teve aumento no último ano, e segundo ele se a sua marca tem maior mídia espontânea, significa que a está crescendo. Nesse caso, deve ser avaliado de que maneira a empresa está se relacionando com os embaixadores da marca e como utiliza desse meio para aumentar o alcance e engajamento.
A coordenadora de endomarketing, Carol Pinheiro, contou aos participantes sobre as estratégias de endomarketing da startup, que tem como missão tornar o VivaReal um lugar feliz para trabalhar, onde a comunicação seja clara e transparente, que possibilite ao colaborador se conectar com os valores da empresa e entregar resultados melhores.
O setor de endomarketing é dividido em programas:
Programa mexa-se, que consistem em atividades físicas disponibilizadas para os colaboradores, com a finalidade de conseguirem equilibrar a vida pessoal com a vida profissional e qualidade de vida.
Programa aprender, que desenvolve os funcionários. O programa capacita o colaborador a ser líder, não necessariamente ser líder de uma equipe, mas desenvolver um perfil de liderança em algum projeto desenvolvido.
Programa mundo 2.0, é o incentivo a sustentabilidade. A última ação desse programa foi a arrecadação de 2.500 peças para campanha do agasalho, o que acabou gerando duas pautas de PR.
Programa Happy, são diversas ações para integração e descontração dos colaboradores.
Com uma estrutura totalmente horizontal, a agência VivaReal demonstrou um pouco do seu funcionamento e seus principais valores: pensamos no consumidor; entregamos resultados; melhoramos, sempre; estamos juntos; sonhamos grande; fazemos o que é certo, o que nos faz enxergar a atuação de uma startup que respira PR.
Por Raíssa Grandini*
*Raíssa Grandini é bacharel em Relações Públicas e integrante do Time de Voluntários de Conteúdo da RP Week 2017.