O Grupo In Press, associado ao Grupo Omnicom/DAS, é formado por empresas líderes em comunicação corporativa e relações públicas, capazes de enfrentar os mais complexos desafios em todos os segmentos de mercado.
Cada uma das sete agências traz características particulares que adicionam diversidade e talento ao grupo, tornando-as parceiras estratégicas dos seus clientes.
Os valores pautados em atitude colaborativa, dedicação ao cliente e inovação fazem o Grupo In Press se destacar em função da sua preparação em acompanhar as mudanças e ter disponibilidade para testar novas possibilidades.
Hugo Godinho, Diretor Executivo do Grupo In Press, apontou que o cliente sempre ditou o necessário e a agência segue essa tendência. “A gente sempre testou tudo rapidamente. Ter essa capacidade muitas vezes não é fácil e não há problema se algo der errado”, disse.
Godinho reforçou que a inovação é indispensável para se ter um novo jeito de se pensar em RP. Além disso, indicou que os estudantes e novos profissionais em comunicação devem estar atentos a tudo que acontece no mundo – principalmente no universo da comunicação.
As campanhas estão cada vez mais focadas em performance e resultado. O que antes era apenas publicidade foi mudando e evoluiu para sair da criatividade pura para a criatividade por resultado, uma vez que já não há mais budget como antigamente para as campanhas.
A proposta do Grupo In Press é trabalhar sempre evoluindo para uma nova perspectiva, para um novo olhar em RP. “As histórias a serem contadas” passam por:
- Planejamento baseado em business intelligence
- Gestão de canais de comunicação próprios e gestão de mídia
- Gestão de relacionamento com todos os públicos, inclusive influenciadores e jornalistas
- Análise de repercussão e de reputação
Outro ponto importante foi o insight sobre conteúdo e relevância. Se o conteúdo for relevante ele vai ganhar corpo em qualquer mídias, seja ela própria, paga, social ou espontânea/estimulada. Mas elas precisam estar em sincronia. Precisamos pensar na comunicação sincronizada para ganhar relevância e robustez.
A gente não vai conseguir ir longe se essas mídias não estiverem se falando. Precisamos sincronizar a comunicação para chegar em um próximo passo que podemos chamar de shared media.
Em um segundo momento, Rubia Moreira, Diretora de Recursos Humanos do Grupo In Press, falou sobre carreira e as possibilidades dentro do Grupo. “Diante de um mercado tão mutante, muito do que fazemos e foi construído está em processo de transformação.”
E muito das estratégias de mercado que funcionavam, não funcionam mais. Tudo está sendo repensando. Até mesmo as pessoas. O que retém as pessoas nas organizações está mudando.
As empresas querem falar com os jovens porque são eles os novos/futuros consumidores. São eles que ditam tendências. Saber expor as ideias e mostrar como você pode ser importante para a empresa é essencial para adquirir oportunidades.
Aprendizados das Visitas
Para os novos profissionais, a dica é olhar para dentro e identificar qual o seu propósito profissional. Assim, a procura por uma oportunidade de emprego será mais assertiva, uma vez que há uma conexão de propósitos para desenvolvimento pessoal e corporativo. No Brasil, São Paulo é a cidade que tem mais dinheiro circulando e, consequentemente, onde se concentram as maiores empresas de comunicação do país.
Sacrifício e paciência são as palavras-chave no processo de construção de carreira.
É preciso existir identificação entre pessoas e empresas. Nessa relação, o funcionário deve acreditar na empresa, e a empresa apostar no funcionário.