Desde 2015, o workshop de Inbound PR, ministrado pela Ariane Feijó, criadora da metodologia, é um dos mais disputados e com inscrições esgotadas logo nos primeiros dias de divulgação. Parte do público desconhece totalmente do que se trata o assunto, mas gostaria de aprender, outros conhecem o Inbound Marketing e estão buscando o PR (relações públicas) e ainda há aqueles que conhecem o Inbound PR na teoria, mas querem entender a prática.
Nesta quarta edição da RP Week, a Ariane convidou o Darlan Geremia, CEO da Rijeza Metalurgia, para participar do workshop e compartilhar suas experiências sobre implantação e resultados da metodologia, pois é cliente da Otimifica, consultoria especializada em Inbound PR. Muitas vezes, os profissionais de RP se sentem vulneráveis nas organizações porque não conseguem mensurar o valor monetário do seu trabalho para os gestores, que por sua vez não agregam o devido valor à comunicação, pois não enxergam impacto financeiro.
Inbound PR é a metodologia que busca conectar objetivos de negócio com RP, marketing e vendas, sincronizando as 4 mídias – própria, social, espontânea e paga, para atingir as seguintes metas:
- Alcançar mais visibilidade;
- Repercutir cada ação desenvolvida, a fim de estabelecer diálogo com as personas por mais tempo;
- Construir relacionamento e;
- Gerar vendas e reputação, simultaneamente.
Na teoria, tudo isso parece muito fácil: sistematizar o marketing e a comunicação para que as estratégias de reputação e vendas sejam baseadas em dados e menos em intuição. No entanto, envolve uma série de processos técnicos e estratégicos, tais como:
- Criação de personas;
- Produção de artigos otimizados (SEO);
- Construção de calendário editorial;
- Relacionamento com a imprensa;
- Investimento em anúncios;
- Gestão de mídias sociais;
- Sincronização do programa de automação de marketing com o CRM ou sistema de vendas;
- Acompanhamento de resultados e métricas.
Certamente, os gestores desconhecem todos esses processos, então além do desafio de apresentar todas as etapas, os profissionais de RP precisam se posicionar e focar cada vez mais em resultados. O Darlan procurou a Otimifica porque não estava conseguindo se comunicar com seus consumidores e potenciais públicos de interesse de forma efetiva:
“Nas feiras de exposição, vendia meu produto como aspersão térmica. Certa vez, um cliente me perguntou o que era isso. Respondi que é uma forma de revestimento mais resistente, que aumenta a durabilidade das peças e equipamentos de diversos ramos da indústria. Então, ele me questionou: por que você não simplifica a sua comunicação?”.
Pela sua formação em Técnico em Mecânica de Precisão, graduação em Administração e pós em Finanças, o Darlan desconhecia a área de comunicação. Ao buscar consultoria e entender a metodologia, foi preciso melhorar a usabilidade do site da empresa, escrever artigos sobre seus produtos para criar autoridade no tema, estabelecer relacionamento com públicos de interesse no Linkedin (foi identificado que o Facebook não era o canal mais adequado para dialogar com as personas) e acompanhamento das métricas de vendas com os leads que eram gerados.
O público do workshop pode acompanhar a teoria do Inbound PR e como de fato funciona na prática, ao assistir os relatos do Darlan. A estudante de Relações Públicas (8º semestre/FACHA), Bethânia Lima (23 anos), comentou que:
“Tudo que aprendo na faculdade, tem total aplicabilidade no meu trabalho. Reiterando a importância de um profissional de RP dentro das instituições, uma vez que trabalhamos com projetos, produção de conteúdo, avaliação e mensuração. Consegui alcançar um objetivo de negócio (captar alunos para o curso de dinamarquês do Instituto Cultural da Dinamarca), fazer uma ação para atender este objetivo (campanha nas mídias sociais), e ao concluí-lo, pude mensurar e apresentar os resultados para meus os meus chefes”.
A participante Érika Sabrine (23 anos), formada em Relações Públicas há quase 1 ano e meio, também comentou que o workshop abriu seus horizontes para uma área de atuação de RP que não conhecia, porém já entendia a necessidade de apresentar resultados reais de negócios. Em seu relato, contou que:
“Ao trabalhar no restaurante Crêpe Bistrô, sabia que era uma empresa que desconhecia totalmente as funções de um RP e isso me levou a elaborar um projeto que consolidava manter a marca forte, evitando entrar em crise. Conquistei um olhar diferenciado para a comunicação interna e, assim, demonstrei seu valor efetivo aos funcionários e à comunidade. Pude apresentar a importância do setor em uma empresa que jamais imaginou ter um profissional da área de RP.”