Disponibilizado em alguns países em 18 de janeiro, o WhatsApp Business acaba de chegar ao Brasil, 2º maior mercado do aplicativo no mundo todo – atrás apenas da Índia. Você sabe a diferença entre o serviço que já conhecemos e esse novo aplicativo? A gente explica a seguir.
O WhatsApp se tornou naturalmente uma das principais ferramentas de comunicação para microempreendedores, que utilizam o aplicativo como canal prático de comunicação com os seus clientes. Com mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo e com uma média de 42 bilhões de mensagens enviadas todos os dias, o uso do aplicativo por empresas no compartilhamento de informações com seus clientes já é comum, disse Metu Singh, gerente de produtos do WhatsApp Business, ao G1.
O uso do app para negócios é tão popular que cerca de 80% dos pequenos negócios existentes utilizam o aplicativo para se conectar, negociar e fechar transações com seus clientes, segundo pesquisa do Morning Consult.
De acordo com o WhatsApp Blog, no entanto, o aplicativo foi desenvolvido para pessoas, e não especificamente para negócios. Por conta disso, surgiu a necessidade de aperfeiçoar a experiência de empresas através do aplicativo, e então surgiu o WhatsApp Business. Facilitar e agilizar a interação com clientes, separar mensagens de clientes das mensagens pessoais e oficializar a presença de marca são alguns dos principais objetivos da mais nova versão do aplicativo.
Com foco em micro e pequenos negócios, o WhatsApp Business traz novas funções que prometem facilitar as interações entre empresas e clientes.
Conheça os recursos do WhatsApp Business:
1. Perfis Empresariais: agora é possível criar o perfil empresarial com informações úteis para o cliente, como descrição do negócio, e-mail, endereço e website.
2. Ferramenta de Mensagens: a habilitação de respostas automáticas para dúvidas e reclamações está entre as principais novas funcionalidades do aplicativo. O WhatsApp Business promete salvar tempo e agilizar a troca de mensagens com clientes com a ferramenta de mensagens smart – respostas rápidas para dúvidas frequentes, mensagens de saudações que apresentam o cliente ao negócio e mensagens de ausência, que permitem que o cliente saiba quando você está ocupado ou indisponível.
3. Estatísticas de Mensagens: talvez essa seja uma das funcionalidades mais legais do WhatsApp Business, na minha opinião. O app possibilita o acesso a algumas métricas de interações com os clientes, o que ajuda muito na hora de monitorar a efetividade de ações de marketing e relacionamento com o consumidor. As estatísticas do aplicativo mostram quantas mensagens foram recebidas e quantas foram enviadas, entregues e lidas, ajudando a avaliar o que está ou não funcionando na comunicação com o consumidor. O WhatsApp Business promete oferecer estatísticas mais aprofundadas no futuro, recurso esse que provavelmente será pago.
4. WhatsApp Web: a funcionalidade de receber e enviar mensagens pelo desktop permanece no WhatsApp Business.
5. Tipo de Conta: esse recurso permite que as pessoas saibam que estão falando com um negócio, pois a conta estará listada como Business Account, ou Conta Comercial. Ao longo do tempo, algumas contas serão listadas como Contas Confirmadas, desde que seja confirmado que o número de telefone da conta corresponde ao número de telefone da empresa.
O WhatsApp Business por enquanto está disponível apenas para Android, e empresas podem baixar o app gratuitamente pelo Google Play e preencher o cadastro de negócio – sem ser necessário confirmar o CNPJ.
Pessoas físicas podem seguir utilizando o WhatsApp normalmente, sem ser necessário baixar o WhatsApp Business, pois poderão continuar contatando as empresas que desejarem pela versão normal do aplicativo. Além disso, o usuário continuará a ter controle total sobre as mensagens que recebe, com a capacidade de bloquear e reportar spam de qualquer número, incluindo negócios.
Limitação de acesso grátis
Matt Idema, chefe de operações da WhatsApp, contou em entrevista ao The Wall Street Journal que a empresa está criando e testando novas ferramentas através do WhatsApp Business, em duas versões: um aplicativo gratuito para pequenos negócios e uma solução empresarial para empresas maiores “[…] que operam em grande escala com uma base global de clientes, como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos”, disse Idema.
A empresa planeja eventualmente iniciar a cobrança pelos recursos introduzidos pelo WhatsApp Business, em um modelo de monetização que envolve a simplificação de recursos de comunicação para envio de informações sobre clientes e envio de atualizações para os seguidores de um negócio.
—
O WhatsApp Business parece surgir para revolucionar de novo a forma como nos comunicamos com os públicos de uma marca, aprimorando um canal que se tornou o queridinho das empresas através da oferta de uma plataforma que promete dar agilidade ao relacionamento com clientes – isso enquanto entrega métricas preciosas para qualquer estratégia de negócio.
O que você achou dessa solução do WhatsApp para negócios? Conta pra gente aqui nos comentários. 🙂