Você tem olhado para a Comunicação ou para as Relações Públicas?

O QUE É EMPREENDER?
22 de junho de 2011
Atendendo a pedidos, vamos falar de mensuração em mídias sociais
27 de junho de 2011

Você tem olhado para a Comunicação ou para as Relações Públicas?

Certa vez em um jantar cercada de comunicadores (lê-se: @rprodrigo, @marciaceschini, @anamanssour, @prochno, @samegui e @angelaernesto), em meio à discussão sobre a área, chegamos a uma – das várias – conclusão: Relações Públicas só fala com Relações Públicas. Em um primeiro momento você pode até negar, mas se pensar duas vezes verá que estamos em um círculo em que RP se comunica com RP e RP consome conteúdo sobre RP.

Mas se Relações Públicas tem que ser generalista, saber um pouco de tudo, estar bem informado, ter uma visão macro da comunicação, mas ao mesmo tempo ser especialista na sua atuação e trazer toda essa bagagem para o seu trabalho…será mesmo que estamos atentos ao que as outras áreas estão produzindo? O que comunicadores, sejam RP’s ou não, estão trazendo de novidade? Estamos pensando fora da caixa realmente?

Talvez vocês que estão lendo este post estejam SIM antenados ao mercado, porque têm acesso à informação, mas muitos, infelizmente não. O que se tem feito em jornalismo? Publicidade? Produtoras (rádio e TV)? E até mesmo em RP? Pensando nisso, propus esta coluna aqui no #blogrelacoes! Pra gente poder trazer exemplos de campanhas e ações realmente ótimas que merecem ser divulgadas, recomendadas e discutidas: “por que esta ação foi tão boa?”, “o que eu faria diferente?” e por aí vai!

Confesso que vou analisar sob a ótica de uma RP e mostrar como o pensamento e as estratégias de Relações Públicas estão em algum lugarzinho ali escondido nas campanhas (sejam desenvolvidas por um colega de profissão ou não), mas a ideia central é trazer esses bons exemplos e práticas de comunicação que sirvam de inspiração pro nosso trabalho e pra nossa área como um todo!

Então, a resposta certa que dá nome a este post é “os dois”. Estejamos de olho em Relações Públicas, mas não vamos esquecer do resto do mercado porque eles podem (e devem) influenciar nossas ideias!

Como comentei no post de aniversário do #blogrelacoes, o espaço é nosso: troca de figurinhas, conteúdo e experiência. Se vir algo (ação, campanha, peça, spot, filme…) e vir um diferencial que deve entrar na roda como referência, envia pra gente 😉

Aproveite para conhecer e participar das nossas promoções de aniversário!

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Você tem olhado para a Comunicação ou para as Relações Públicas?

Comentários

2020