Este post foi escrito por Karina Santos Grassmann. Participe você também do #Blogrelacoes, veja como aqui!
Todos nós profissionais de comunicação, estamos cansados de saber que o marketing não se trata apenas dos nossos produtos ou serviços, ele envolve o ponto de venda, preço, promoção, e todas as ferramentas de comunicação que podemos utilizar para atingirmos o nosso público-alvo. Quando desenvolvemos um plano de comunicação é importante concentrarmos toda a nossa atenção nos consumidores dos nossos produtos.
Falando basicamente na web, que tem oferecido uma enxurrada de oportunidades para as estratégias de comunicação, devemos desenvolver ações focando primeiramente no consumidor. Somente depois de entendermos o consumidor da nossa marca, produto ou serviço, é que vamos começar a criar um atraente conteúdo de internet que os atinja.
Estamos acostumados a focar na bola, ou seja, no produto, em vez de focarmos as nossas forças nas verdadeiras metas da organização, isto é, na receita, no lucro. Sendo assim, precisamos alinhar os objetivos de comunicação com os da organização, pois a mais importante meta é o crescimento lucrativo da organização. Nas empresas mais novas e naquelas construídas em torno de tecnologia, isso geralmente significa novos clientes.
O plano de comunicação deve focar nos objetivos certos, e nós devemos nos preparar para aprender tanto quanto possível a respeito dos nossos consumidores, e segmentá-los em grupos, de modo a atingi-los por intermédio da internet. Para cada perfil de cliente devemos saber o máximo possível desse grupo de pessoas. Quais são suas metas? Sonhos? Quais são seus problemas? Como o meu produto vai ajudá-los? Como podemos atingi-los? Que palavras ou frases esses consumidores usam? Que tipo de imagens multimídia os atrai? É importante ler e acessar os mesmo sites desses consumidores, para entender a forma como eles pensam.
O nosso objetivo é que quando os consumidores encontrem o conteúdo na internet , eles pensem: “Sim, isso sou eu, essa empresa me entende.” O marketing online sem foco no consumidor, é o típico programa ultrapassado de comunicação, construído com base no que a corporação pretende dizer, e não sobre o que o cliente quer ouvir.
Percebemos assim que se você pesquisa e identifica as necessidades dos seus clientes, então conhecerá os problemas deles que seus produtos ou serviços irão resolver, e saberá selecionar a mídia que esses consumidores utilizam, e publicar as respostas que eles necessitam.
Karina Santos Grassmann é formada em Relações Públicas, e especialista em Administração de Empresas e Marketing, pela PUC-SP. Atuou por seis anos como Relações Públicas de grandes multinacionais como Seagate Technology, Pioneer, VMware entre outras. Atualmente é diretora de comunicação da agência Actual.
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