Um novo tempo para os Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias

CONFERP novo, CONRERP novo… NOVO?!?!?
26 de outubro de 2012
E quando se está do lado negro da força?
30 de outubro de 2012

Um novo tempo para os Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias

Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do país podem agora contar com uma organização que efetivamente irá lutar pelos seus direitos, da regulamentação das profissões até a defesa da atuação destas duas categorias.

Ato de posse foi realizado hoje, segunda-feira, 29 (Dia Nacional do Cerimonialista) em Brasília, e contou com a presença de profissionais do cerimonial vindos de todo o país.

Fundado nesta segunda-feira (29), o Sindicato dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias do Brasil – SINCMC Brasil, destaca-se como a primeira entidade oficial do cerimonial brasileiro, capaz de representar interesses individuais, como profissional, e coletivos de seus membros.

O ato de posse aconteceu no auditório do Superior Tribunal Militar e contou com a presença de profissionais de todo país, além do Ministro-Chefe do Cerimonial da Presidência da República e dos Dragões da Independência.

A primeira diretoria executiva tem todas as regiões do Brasil representadas. Compõe a diretoria as oito Câmaras Nacionais, que atuam de forma específica para atingir resultados que somente cada segmento do cerimonial, além da presidência e seis vice-presidências, que têm o objetivo de posicionar a entidade com excelência no cenário político-institucional do cerimonial brasileiro.

Gostaria de se filiar?
Para se filiar é preciso preencher a ficha de interesse que estará disponível em breve no site oficial do Sindicato. Inicialmente o candidato irá se declarar “Cerimonialista” ou um “Mestre de Cerimônias”, ou que exerce as duas atividades simultaneamente. Se você é Cerimonialista, deverá optar, também, pela Câmara Nacional a que estará vinculado – Cerimonial Público, Cerimonial Universitário, Cerimonial Empresarial, Cerimonial Social ou Cerimonial Religioso. Se você é um Mestre de Cerimônias, o seu vínculo, automático, será com a Câmara Nacional de Mestre de Cerimônias.

Podem participar da entidade o profissional que atua como Cerimonialista; Chefe de Cerimonial; Diretor de Cerimonial; Superintendente de Cerimonial; Coordenador de Cerimonial; Supervisor de Cerimonial; Assessor de Cerimonial; Assistente de Cerimonial; Agente de Cerimonial; Auxiliar de Cerimonial; Técnico de Cerimonial; Mestre de Cerimônias; Moderador; Mediador; Apresentador de Eventos; Locutor de Eventos; Voice Over; Speaker; Docente em nível de graduação, pós-graduação e extensão; e/ou de áreas correlatas que desempenham ou exerçam a atividade fim da entidade.

Conheça a diretoria:

Executiva Nacional
Presidente: Professor Marcelo Pinheiro (PA)
Vice-Presidente de Cadastro: Ana Lukower (SP)
Vice-Presidente de Finanças: Mônica Farias (TO)
Vice-Presidente de Administração: Celina Britto (BA)
Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos: J.B. Oliveira (SP)
Vice-Presidente de Relações Institucionais: Lademir Filippin (DF)
Vice-Presidente de Comunicação: Rafael Faria (SP)

Câmaras Nacionais
Diretor da Câmara Nacional de Cerimonial Público: Fabio Polisel (SP)
Diretor da Câmara Nacional de Cerimonial Universitário: Sérgio Soares (MG)
Vice-Diretor da Câmara Nacional de Cerimonial Universitário: Nestor Alves Filho (PE)
Diretor da Câmara Nacional de Cerimonial Empresarial: Lula Sá (AL)
Diretora da Câmara Nacional de Cerimonial Social: Fatima Ziegler (RJ)
Vice-Diretor da Câmara Nacional de Cerimonial Social: Ricardo Souza (GO)
Diretora da Câmara Nacional de Cerimonial Religioso: Walbert da Silva Monteiro (PA)
Vice-Diretora da Câmara Nacional de Cerimonial Religioso: Brígida Borges Pereira (MG)
Diretor da Câmara Nacional de Mestres de Cerimônias: Carlos Brant (DF)
Vice-Diretora da Câmara Nacional de Mestres de Cerimônias: Flávia Bellini (RS)
Diretora da Câmara Nacional de Professores de Cerimonial, Protocolo, Etiqueta e Eventos: Ana Velloso (RJ)
Vice-Diretora da Câmara Nacional de Professores de Cerimonial, Protocolo, Etiqueta e Eventos: Sheila Borges (DF)
Diretor da Câmara Nacional de Professores de Títulos e Méritos: Alexandre Pittoli (SP)

Não poderia terminar este post sem antes dar os parabéns aos cerimonialistas de todo o Brasil, não apenas pela conquista do Sindicato, mas também pelo nosso dia. 29 de outubro, Dia Nacional dos Cerimonialistas, que sem dúvidas torna-se hoje, um marco para um novo tempo, muito mais reconhecido para todos que exercem estas funções primordiais para qualidade, andamento e muitos outros atributos imensuráveis aos eventos.

Fonte: Rafael Faria (Jornalista)

Fabio Polisel
Fabio Polisel
Relações Públicas pela Universidade Metodista e Pós-Graduado em Marketing pela FGV. Após um período de 5 anos na Gerência de Comunicação da Metodista, migrei para área pública em 2009. É na Prefeitura de São Bernardo do Campo onde continuo aprendendo sobre o universo público e em como implementar as relações públicas nesta área. Sou empreendedor na área de eventos e também vivencio as funções de cerimonialista e mestre de cerimônias.
Acompanhe:
Um novo tempo para os Cerimonialistas e Mestres de Cerimônias

Comentários

5711