Engajamento agora é só pra quem tem verba de mídia?

Bah, procura-se: RP Gaúcho [estágio]
7 de maio de 2013
[curso] Conteúdo para blogs e redes sociais
9 de maio de 2013

Engajamento agora é só pra quem tem verba de mídia?

Ando consultando muito o ranking do SocialBakers ultimamente para acompanhar as marcas de maior destaque no cenário das mídias sociais no mundo e, sobretudo no Brasil.

Tenho ficado intrigada com uma questão que não me sai da cabeça: só aparece em destaque, só tem milhões e milhões de fãs quem tem dinheiro para investir em mídia e aparecer para os usuários?

Existe alguma página dessas grandes que conseguiu milhares de ‘likes’ sem ter investido em mídia paga nas mídias sociais? Existe ainda crescimento orgânico?

Esse é um post mais para dividir minhas angústias em relação ao tema do que para emitir alguma constatação.

Falando do ranking do SocialBakers, vemos que dentre as marcas nacionais de maior destaque, todas são anunciantes pesadas em termos de mídia nas redes. Veja:

 

 

 

 

 

 

 

Todas as marcas acima têm algum investimento em mídia, em marca (branding) e em ações de RP para se destacar e se fazerem presentes na cabeça do consumidor.

Não estou questionando a validade de tais investimentos, até os defendo, mas as grandes marcas nas redes sociais se sobressaem por dois pontos principais:

– porque são amadas pelos usuários, consumidores.

– porque investem em Facebook Ads, Promoted Tweets, True View no Youtube, entre outros diversos formatos pagos.

Vale a leitura desse texto aqui: a publicidade é um caminho sem volta nas redes sociais.

E a pergunta que não quer calar: há salvação para quem não tem verba?

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
Engajamento agora é só pra quem tem verba de mídia?

Comentários

6547