Porque a Dilma precisa de um RP

A Copa e a bipolaridade brasileira
15 de julho de 2014
Aberje e a advogada Patrícia Peck promovem debate sobre o Marco Civil da internet
17 de julho de 2014

Porque a Dilma precisa de um RP

Deixando de lado todas as opiniões e visões políticas, vim aqui fazer uma análise de porque a Dilma precisa de um RP, baseado nas suas atitudes durante a copa!

A análise nem precisa ser grande, pegar vários fatos ocorridos ao longo dos 32 dias de Copa do Mundo no Brasil. Podemos escolher só duas situações: a abertura e o encerramento do evento, e já vamos ter motivos mais do que suficientes para justificar o título do texto.

A Dilma, quer você goste, quer não, quer tenha votado nela, quer não, quer vá votar nela, quer não, é a Chefe do Poder Executivo do Brasil. É a nossa presidente e representante maior do nosso país. Assim sendo, cabe à ela nos representar em grandes eventos e discussões mundo afora e, porque não, aqui no Brasil quando eles acontecem no nosso quintal. É o caso da Copa.

O primeiro ato falho da nossa presidente foi na abertura da Copa 2014. Antes da partida é anunciada a presença do Presidente da Fifa, Joseph Blatter, e dela. Seguida de uma grande vaia, a presidente nem se dá ao trabalho de levantar do lugar, diferente de todos à sua volta. Faz uma cara feia e continua lá, paradona. (veja o vídeo abaixo)

Em uma abertura de Copa do Mundo é esperado um discurso de abertura do chefe de estado do país anfitrião, algo transmitido para o mundo todo e nós, brasileiros, não tivemos isso. Uma pena.

As vaias já eram esperadas, já vinham sendo anunciadas e ensaiadas nas redes sociais e em outros eventos esportivos, mas isso não é motivo para ela desistir de fazer o discurso de abertura da Copa. Na alegria e na tristeza precisamos manter a postura e cumprir com as nossas responsabilidades. Pra mim a presidente TINHA que ter discursado na abertura da copa e TINHA que ter levantado e acenado ao público, às câmeras e ao mundo. Passou…

http://youtu.be/ZOk8E3qRedk?t=12s

Domingo (13/7), final da Copa do Mundo da Fifa, novamente um escorregão. A seleção brasileira já tinha passado o papelão dos 7X1 e perdido o 3º lugar para a Laranja Mecânica. O título de campeão foi disputado pela incrível Alemanha (que essa, sim, deu um BANHO de RP) e os hermanos da argentina. Pra nós o jogo já tinha sido perdido no dia anterior.

Vale ressaltar que antes de chegar a este dia a Dilma tinha ponderado fortemente a ideia de não dar as caras na final e transferir a responsabilidade para a Gisele Bündchen. Podia até ser fofoca, pois a Gisele foi quem, no final, “escoltou” a taça para o estádio, mas é bem capaz disso ter passado pela cabeça da Dilma.

Novamente, o Presidente do Brasil tem que aparecer em momentos alegres e tristes (pra ele), e ela tinha sim que se fazer presente, e fez! Momento da entrega da taça e tchanam! pisada de bola… Olha a cara da Dilma passando a taça, o mais rápido possível, da mão do Blatter para a mão do capitão do time alemão, Lham. Não é postura de um Chefe de Estado, não é mesmo?

Muitas vezes em nossas carreiras como RPs vamos enfrentar situações semelhantes. Situações que sejam desagradáveis para os dirigentes das empresas em que trabalhamos (ou para as quais prestamos serviços) e não podemos, como RPs, nos deixar contaminar pelo calor da batalha. Por vezes é muito importante encarar algumas “saias-justas”, e a forma com que fazemos isso é o que nos diferencia.

Precisamos pensar e analisar a situação de forma fria e racional para poder orientar, da melhor forma possível o nosso assessorado. Não foi o que aconteceu com a Dilma. Na minha opinião faltou um RP na sua equipe para orienta-la sobre como estes momentos podiam ter sido melhor aproveitados.

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Porque a Dilma precisa de um RP

Comentários

8128