Reactvertising? Que “raios” é isso?

Gauchos e Catarinenses, quem é o melhor RP da região?
3 de novembro de 2014
100 anos de RP: iniciativas que ainda vêm por aí
10 de novembro de 2014

Reactvertising? Que “raios” é isso?

A cada dia, nos surpreendemos com um novo termo, uma nova onda, um modismo.

Tomei contato essa semana com o “reactvertising”, um modelo de publicidade ou de conteúdo que se vale do real time marketing, que já falamos aqui (eu e @DaniTavares). Reactvertising em uma tradução literal significa: anúncio e/ou publicidade (advertising) de reação (react).

Estamos assistindo a uma “briga” das agências e marcas para se destacarem, sobretudo no ambiente digital, com fatos, acontecimentos, memes, notícias. Vimos, inclusive,  uma das marcas de maior destaque e soberania no Twitter se envolver em uma polêmica por ter se aproveitado do fato de Suzane von Richthofen ter se casado com a ex de Elize Matsunaga na prisão e oferecido uma lista de casamento nada convencional. Veja aqui.

Tal afã pelo fato, contexto, acontecimento às vezes gera derrapadas (veja a do McDonald’s no dia da Mentira de 2013), às vezes, glórias (Coca Cola depois do fatídico 7 a um, na Copa de 2014)! O fato é que a situação está 24/7/365, isto é: insana!

O termo é uma sátira criada pelo pessoal da agência St. John para evidenciar a loucura que nós de Comunicação em geral estamos envoltos por essa necessidade de sermos “cool”, contextuais e presentes o tempo todo. Até um vídeo mostrando uma equipe de escravos (2800 funcionários ligados 24h/dia a um war room) foi “criado” para que se consiga aprovação do cliente em tempo recorde. O lema é: “It’s not about being funny or smart. It’s about being fast” (“Não se trata de ser engraçado ou inteligente, basta ser rápido”).

Reactvertising

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
Reactvertising? Que “raios” é isso?

Comentários

8534