Blogueira fitness infantil: pode, isso, produção?

Curso “Como Estruturar a Área Digital de uma Agência de Comunicação Corporativa”, com Carol Terra
3 de fevereiro de 2015
Quer estudar fora? Então confira dois eventos imperdíveis em 4 cidades do Brasil.
7 de fevereiro de 2015

Blogueira fitness infantil: pode, isso, produção?

Uma polêmica recente que me chamou a atenção foi a notícia de que a blogueira-mirim, Anna Clara Mansur, que se autointitula “a primeira blogueira fitness infantil” foi bloqueada pelo Instagram, rede em que postava seus feitos, depois de ser descoberta e por infringir a norma da plataforma de estar abaixo da idade mínima para participar.

O perfil, que agora é privado, e segundo entrevista dada ao G1 pela mãe, administrado por ela, mostra a rotina de treinos e alimentação da garota de 9 anos.

Fora os juízos de valores que possamos fazer em torno da menina ter ou não direito ao perfil, o que me salta aos olhos é o seguinte: as novas gerações têm necessidade extrema de se expressar ou mostrar-se por meio das tecnologias digitais. A rede escolhida, no caso, foi o Instagram.

Outro perfil que também me saltou aos olhos foi o da boneca Barbie no Instagram (@BarbieStyle): para quem está direcionado? Crianças ou adultos? Estímulo ao consumo ou apenas “desfile de moda e sofisticação”?

O cenário de autoexpressão exacerbada gera diversos “poréns” para a nossa sociedade atual:

–       O controle dos pais deve ser mais rigoroso (por onde navegam, o que fazem e quanto tempo passam nas redes) com seus pequenos internautas?

–       É saudável essa necessidade de expressão e blogagem aos nove anos de idade?

–       O culto ao corpo já atingiu a mais tenra infância? O que é saúde e o que é estética pura e beleza?

–       As marcas estão prontas para se relacionar com esses novos ou futuros consumidores, líderes e decisores?

–       A comunicação e o diálogo com eles passa necessariamente pelas redes?

Por enquanto, são só dúvidas e questões. Acompanhemos as cenas dos próximos capítulos. Mas, o que é fato para mim é o acesso 24h/7dias semana/365 ano e a mobilidade desse público. A relação destes com a rede é natural e não requer qualquer aceitação como para gerações anteriores.

Ah…e para não perder a piada…já malhou hoje ou viu algum perfil fitness que te inspirou? 😉

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
Blogueira fitness infantil: pode, isso, produção?

Comentários

8874