Para onde você quer que o seu dinheiro vá?

World Communication Forum: Confira os vencedores do C4F Davos Award 2018
3 de abril de 2018
Cortar supérfluos: uma ação necessária
12 de abril de 2018

Para onde você quer que o seu dinheiro vá?

Olá! Como está a sua planilha? Cheia de dados financeiros? Ótimo! Parabéns por chegar ao 3º post da série “Como ganhar dinheiro com RP”!

Nessa altura você deve estar pensando:

“Tô gastando muito dinheiro com coisa que não devia, e queria gastar ele com outras coisas”.

Pois é justamente sobre isso que vamos conversar hoje: Para onde quero que o meu dinheiro vá!

Depois da nossa aula on-line (veja o primeiro post da série aqui, o segundo aqui, e lá você vai saber do que estamos falando) você já deve estar craque em fazer os lançamentos na sua planilha e em identificar para onde o seu dinheiro está indo, certo? Ótimo! Porque o primeiro passo para definir um novo destino pra ele é, justamente, saber qual é o destino que ele não deve mais receber.

Então, a primeira coisa que você precisa fazer é olhar para onde o seu dinheiro está indo e identificar aquelas linhas que estão mais pesadas, ou onde você gasta mais dinheiro. Em um segundo momento você pode buscar por todas aquelas onde você poderia gastar menos, como:

  • Jantares e barzinhos que poderiam ser evitados
  • Bugigangas que você não precisa
  • Supérfluos de vestuário e acessórios

Ao fazer isso você verá que a linha “reserva” começa a aumentar, e é daí que vai sair a grana para os teus planos e objetivos! E para isso precisamos dar nomes aos bois. É por isso que eu coloquei, no final da sua planilha, a parte de “Objetivos” onde você pode dar nome para alguns dos seus dinheiros 🙂

Agora pare e vá lá na planilha. Escreva na parte de objetivos pelo menos 3:

  1. Objetivo de curto prazo (fazer um curso complementar)
  2. Objetivo de médio prazo (uma pós ou uma viagem)
  3. Objetivo de longo prazo (uma casa, carro ou um avião)

Tenha claro os seus objetivos e quanto de dinheiro você precisa para cada um deles. Isso vai te ajudar a se planejar e se dedicar a guardar pelo menos um pouquinho de cada vez. Você pode inclusive, mês a mês, separar um dinheiro para cada um dos teus objetivos. Para uns, você vai precisar de menos tempo para atingir. Para outros, de mais.

O começo de tudo é o planejamento, aqui no nosso caso, identificar para onde queremos que o nosso dinheiro vá!

No nosso próximo post, vamos ver como isso vai ficar mais fácil de se tornar realidade. Então mãos à obra, crie seus objetivos, e nos vemos em alguns dias.

Abraços,

Pedro Prochno

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Para onde você quer que o seu dinheiro vá?

Comentários

12703