RP WEEKend: tudo o que você precisa saber!

Perfil do RP brasileiro
Estudo vai identificar o perfil do RP brasileiro da geração Y
29 de maio de 2018
Influenciadores: conheça a Youzz, plataforma de gestão de influência para marcas nascida em Portugal
6 de junho de 2018

RP WEEKend: tudo o que você precisa saber!

A RP WEEKend acontecerá no mês de agosto em Porto Alegre e queremos ajudar você a se preparar desde já para esse final de semana de imersão no mundo das Relações Públicas. Para te dar uma ajudinha, elaboramos algumas dicas bem bacanas, confira a seguir!

Há algumas semanas foi anunciada a RP WEEKend, uma versão reduzida da RP WEEK que terá estreia em agosto, em Porto Alegre, RS. A maior semana de RP do Brasil assume novo formato este ano e promete não perder nada na intensidade de conteúdos e experiência proporcionada aos participantes. Nesta edição, o evento traz atividades durante o dia e à noite de sexta-feira, sábado e domingo, dias 03, 04 e 05 de agosto.  

O evento vai acontecer na sede da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB) em Porto Alegre. O local fica próximo ao Estádio Beira-Rio, situado entre a Região Central e a Zona Sul. Confira abaixo a programação completa do final de semana.

SPOILER: A gente NUNCA vai deixar a Botecada RP de lado, então pode se preparar para ela e, ainda, para uma balada no sábado!

Programação do evento

# Sexta-feira (03/08):

A programação de sexta-feira é composta por workshops durante o dia e Botecada RP à noite.

Programação diurna:

08H30 – Workshop Dados e RP – Como transformar informação em reputação, com Fabiane Klafke

Construir estratégias de relações públicas baseada em dados para influenciar pessoas e construir reputação pode ser muito mais simples do que você imagina. Nesse workshop você vai alinhar conceitos básicos, fazer a conexão entre dados e relações públicas e colocar a mão na massa para montar uma estratégia de inteligência com o uso de dados, o INBOUNDPR.

08H30 – Workshop ONfluência – Influência no universo digital, com Amanda Takassiki

Muito além de Youtubers, como Kéfera ou Whindersson, as marcas/negócios/organizações precisam entender que elas também são potenciais influenciadoras e que elas podem (e devem!) criar conteúdos relevantes para influenciar comportamentos, pensamentos e decisões de consumo. Mas entender do universo e como funcionam os digital influencer também faz parte do dia a dia de qualquer comunicador!

Do planejamento à mensuração de resultados, entenda e aprenda o poder que o ambiente digital proporciona para o propósito do seu negócio. Alie sua estratégia de marketing de conteúdo com o de influência. Entenda o seu público e os influenciadores que podem trazer insights e insumos para novos olhares e conteúdos para a sua estratégia. Saia com técnicas e ferramentas necessárias para desenvolver cases de grande impacto.

13H30 –  Workshop Como ser um RP foda, com Pedro Prochno

Ser um RP foda vai muito além de cumprir com as tarefas do dia a dia e entregar resultados. Nesse workshop vamos explorar outras perspectivas que vão te ajudar a se diferenciar de outros profissionais no seu dia a dia, aumentando as chances de sucesso da sua carreira.

  • RP como mentalidade
  • Conhecimento como diferencial
  • Expectativa é a coisa mais importante que você tem pra cuidar
  • Como não perder uma oportunidade
  • Networking e tudo o que ele pode trazer pra você
  • Como ser o seu melhor RP
  • Tenha sempre um plano

13H30 –  Workshop INBOUNDPR – influência de dentro para fora das empresas, com Ariane Feijó

O inbound traz para o marketing contemporâneo a agilidade na conversão de visitas em leads e em clientes. Porém, a continuidade deste relacionamento exige mais do que boas iscas, automações e gatilhos. É preciso alinhar pessoas, propósito e processos de marketing dentro das organizações.

O PR contemporâneo é bem diferente da assessoria de imprensa tradicional. Mais do que dar visibilidade na mídia, cujo foco passou dos grandes veículos para todos os usuários e multiplicadores de conteúdo, PR é o componente que conecta a gestão dos negócios, o relacionamento entre as áreas internas das empresas e as vendas. Na metodologia INBOUNDPR estratégias, canais e pessoas seguem a dinâmica da tecnologia, trabalhando de forma sincronizada.

Neste workshop, vamos entender como o INBOUNDPR constrói influência de dentro para fora das empresas:

  • Sua empresa quer ser famosa para quem? (E por que isso importa?)
  • Arquétipo e persona, jornada e comunicação sincronizada: os 3 passos para transformar empresas observadoras em influenciadoras sem perder de foco o lado humano.
  • Casos de influência de dentro para fora.

ATENÇÃO: Alguns workshops são concomitantes, ou seja, acontecem no mesmo horário, então preste atenção no momento da inscrição, hein? Você só vai poder assistir um workshop no período da manhã e um no período da tarde, então escolha bem. 😉

Programação noturna:

19H00 – Botecada RP sobre Mudança: Todo mundo está em uma, você não?, com Luciano Potter

A Botecada RP inicia com a palestra do comunicador Luciano Potter e segue com música, cerveja e food-trucks. É conteúdo + integração em uma só atividade.

Sobre a palestra:
Mudança: Todo mundo está em uma, você não?

A tecnologia e a inovação sempre mudaram o mundo. Um martelo foi o ápice em sua época de invenção. Hoje, mundos gigantes e complexos como o da comunicação, o da publicidade e o do entretenimento estão levando porrada de todos os lados. Vão conseguir se safar? E aquelas marcas e empresas que enxergaram a mudança acontecendo há um tempo (tipo Netflix): se deram bem? E quem ficou parado fazendo, por exemplo, “a melhor máquina de escrever do mundo”? Bom, todos sabemos a resposta. Potter fala sobre a importância de enxergar que tecnologia e inovação não devem assustar. É só prestar um pouco mais de atenção na sua volta e focar no que realmente é importante.

# Sábado (04/08):

A programação de sábado traz diversas referências da comunicação para compartilhar conhecimento com os participantes durante a RP TALK, encerrando o dia com a BALADA RP!

Programação diurna:

09h00 – RP TALK

Confira a lista de speakers e já te inscreve aqui!

Speakers e seus temas:

  • Natália Blumberg, Jornalista, conteúdista e feminista na Paim Comunicação, com a palestra Porque todo mundo é influencer
  • Fabio Bernardi, Sócio e Diretor Criativo da Morya, agência do Grupo ABC, de Nizan Guanaes, e associada ao Omnicom Group, com a palestra Influência, audiência e bla bla bla
  • Analisa Brum, Diretora Presidente da HappyHouse Agência de Endomarketing, com a palestra Um passeio através do endomarketing por meio de filmes
  • Karina Fernandes, da Lado K Eventos, com a palestra A influência de uma grande marca na gestão e liderança de um evento
  • PC Dias, da MOSH Content Experience, com a palestra Content experience: criatividade conectando marcas ao universo de creators
  • Neka Machado, Mestre na Famecos – Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS, com a palestra O eu e o nós da comunicação
  • Gabriel Carneiro, Escritor, especialista em comportamento humano e palestrante internacional, com a palestra Não me Iluda – A vida é de quem faz
Programação noturna:

20H00 – Balada RP
Local: Valen Bar
A atividade rola no Valen Bar, o primeiro bar com temática de erotismo do Brasil, localizado na Rua Tenente Coronel Fabricio Pilar, 27 – Monserrat, Porto Alegre – RS, 90440-050.


# Domingo (05/08):

O domingo traz ao palco da RP TALK mais um grupo de profissionais da área da comunicação. Confira a lista de palestras do último dia de evento:

09h00 – RP TALK

Speakers e seus temas:

  • Gustavo Mini, Head de Estratégia da agência digital DZ Estúdio, com a palestra Movimento down: um benchmark para plataformas digitais de saúde
  • Painel by ShareMicroinfluenciadores, com Rafael Martins e convidados
  • Rodrigo Azevedo, sócio coordenador da área de Propriedade Intelectual e Direito Digital de Silveiro Advogados, com a palestra Gestão de crises digitais: Fake news, vazamento de dados e ciberindicidentes
  • Gustavo Reis, professor e palestrante, com a palestra Imediação: a chave da atenção e do engajamento
  • Juliana Oliveira, Recrutadora e líder de iniciativas voltadas para a valorização da diversidade na ThoughtWorks Brasil, com a palestra Inclusão dentro das empresas como estratégia de influência para a mudança do lado de fora: o projeto Enegrecer.
  • Guilherme Alf, Relações Públicas e empreendedor especializado em futebol e entretenimento, com a palestra RPX: como fazer relacionamento nos dias de hoje
  • Thedy Corrêa, palestrante, músico e compositor da banda de rock “Nenhum de Nós”, com a palestra O impacto da música na vida das pessoas

Inscrições

Você pode realizar a sua inscrição clicando aqui. Não perca nem mais um minuto!

Na compra do PASSAPORTE, você terá acesso à Botecada RP (sexta-feira à noite), Balada RP (sábado à noite) e à todas as palestras da RP TALK (sábado e domingo). Os workshops de sexta-feira devem ser adquiridos individualmente. O evento fornecerá certificado para os participantes. 🙂

E para saber ainda mais sobre a RP WEEKend acesse este texto em que falamos um pouco mais sobre o evento: A RP WEEKend vai rodar o Brasil.

Onde ficar?

Para ajudar você que não é da capital gaúcha, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a se localizar e ficar preparado para vivenciar intensamente todos esses dias!

A RPWEEKend vai ocorrer na a sede da ADVB, que fica na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, 1000, bairro Praia de Belas, e próximos a este local têm alguns hotéis em que você pode se hospedar:

Opções mais em conta e que proporcionam uma experiência cultural são os hostels:

  • Solar63;
  • Cidade Baixa (que, por sinal, é a região boêmia da cidade, com vários bares e cafés para você conhecer nas horas vagas);
  • Vale, também, dar uma olhada no site Hostel World, que traz várias opções para quem quer um bom local para ficar e que seja mais em conta.

E é claro, tem o Airbnb! Essa pode ser uma opção bacana para quem quer dividir um apê ou casa com amigos, além de ser mais em conta do que alguns hotéis sem perder muito no quesito conforto. São diversas opções de casas e quartos, onde você pode ficar sozinho em uma casa ou alugar apenas um quarto ou até reunir uma galera para dividir algum espaço.

Além do próprio Praia de Belas, há também os bairros ao redor que podem ser uma possibilidade de estadia, o bairro do Bom Fim, por exemplo, é uma boa opção.

Dicas de Porto Alegre

Vem de fora e vai ficar uns dias a mais por Porto Alegre? A gente te ajuda a conhecer e aproveitar a cidade! Nossas dicas se concentram na região boêmia e universitária da cidade – são várias opções de bares, restaurantes e baladinhas pra animar a sua noite na capital gaúcha. Dá uma olhada nas sugestões da nossa “curadoria” sobre coisas para fazer e lugares que a gente adorava ir na época da faculdade (e seguimos indo!):

  • Para os apaixonados por café, vale conhecer o Agridoce Café e o Café da República.
  • Ossip – Dica especial da Ari: “É um clássico de POA para mim. Foi onde passei os finais de tarde e início de noite do final da faculdade de RP. Minha dica é a Pizza do Ossip com cerveja. Aliás, podem me convidar que vou junto!”
  • Rua João Alfredo – Dica derradeira da Fabi: “Muitos bares que eu ia fecharam, mas a João Alfredo na Cidade Baixa tem alguns dos melhores bares de POA. Um dos mais famosinhos do momento é o Margot, que tem um hambúrguer incrível para começar e, assim que a música aumenta, tudo vira pista de dança”. Outra opção legal na mesma rua é a Nuvem, recentemente inaugurada.
  • Rua Lima e Silva – Pertinho da João Alfredo, também na Cidade Baixa, é onde você encontra duas das principais baladas de Porto Alegre, o Cucko e a Sinners, além de bares temáticos como o Spoiler, entre outros.
  • Ocidente (a Ari e a Fabi MUITO dançaram nessa pista!)
  • Arena do Grêmio e Estádio Beira-Rio, do Internacional – Dicas do Alf: “Para quem gosta de futebol, sempre é bom lembrar que Porto Alegre é uma das poucas capitais do Brasil que tem dois times campeões da libertadores. Vale muito visitar os dois estádios que são muito bonitos!”
  • Cinema Capitólio – pra quem gosta de produções independentes e filmes com uma pegada mais cult, pode ser legal conhecer um dos cinemas mais antigos da capital gaúcha, inaugurado em 1928 e que hoje é patrimônio histórico da cidade. Ele fica na Avenida Borges de Medeiros, um dos cartões postais de Porto Alegre.
  • Cavanhas, para comer um autêntico “xis”. Não sabe o que é xis? Então vai lá e descobre!
  • JUSTO, um bar contemporâneo que é várias coisas em um só – bar, restaurante, mercearia e coworking. Ele fica nas escadarias do Viaduto Otávio Rocha, mais conhecido como ‘Viaduto da Borges’, um dos melhores pontos do Centro Histórico. Vá à noite!
  • Dirty Old Man, muitos drinks super diferentes! Ideal para quem quer começar a noite.
  • A Virgem é mais alternativo, tem opções de comida e cervejas.
  • Lancheria do Parque (a.k.a Lanchera) é um clássico dos músicos, boêmios e estudantes portoalegrenses. Fica em frente à Redenção, o principal parque da cidade. Se for, não deixe de pedir um “Laranja batido” 😉
  • Brique da Redenção.
  • Assistir o pôr do sol no Parque Marinha.
  • Alugar uma bike no #BikePOA do Itaú e circular pela cidade.
  • Caminhar pelo Centro Histórico e visitar a Catedral e a Casa de Cultura Mario Quintana – já fica a dica pra tomar um café no último andar da Casa de Cultura!
  • Comer um sorvete na Banca 40 do Mercado Público – um clássico da cidade! Já aproveite a visita ao mercado para levar um pouco da gastronomia da região na mala – a Banca 47 oferece várias opções de vinhos e produtos coloniais. 🙂

Nos conte depois o que achou das dicas (e convites para curtir junto são sempre bem-vindos!). 😀

A RPWEEKend é uma iniciativa do coletivo Todo Mundo Precisa de Um RP, com apoio da ADVB/RS, Interativa Conteúdos e Reverso Comunicação.

Não perca tempo e faça agora a sua inscrição para a RPWEEKend! Esperamos você em terras gaúchas. 🙂

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
RP WEEKend: tudo o que você precisa saber!

Comentários

12840