• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião

Os blogs corporativos morreram?

Carol Terra by Carol Terra
4 de abril de 2012
in Opinião
1
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Vou tentar responder a essa questão ao longo do texto, mas sou absolutamente suspeita para dizer que não! Afinal, acabei de atualizar o meu livro “Blogs Corporativos: modismo ou tendência?” e ainda acredito na força da ferramenta.

Quando as mídias sociais, ou melhor, quando a internet despontou nos fins dos anos 90 e início dos 2000, muita gente decretou que esse seria o fim da mídia tradicional (TV, rádio, jornal, revista etc). Pois não foi!

O que aconteceu e vem acontecendo é que os meios ditos clássicos se modernizaram, passaram a usar a web como suporte, incorporaram muito do digital em sua programação e estão aí, “vivinhos da Silva”. Vemos interatividade na programação da TV com perfis de Twitter e fanpagens do Facebook dos programas, dos apresentadores, dos artistas; no rádio, então, as possibilidades são imensas e o cross media e a referenciação são recursos utilizados por esse meio; nas revistas e nos jornais também vemos pílulas de informação das publicações sendo aproveitadas nas mídias sociais gerando interatividade e proximidade com o público leitor. Até escolhas de pauta, votações da audiência já são realidade para os nossos meios de comunicação tradicionais, certo? Até aqui, portanto, espero tê-los convencido de que a mídia digital não matou a clássica, ok?

Escuto algumas pessoas dizendo terem abandonado seus blogs após o Facebook, Twitter ou por outras redes. Pode até ter acontecido, mas quem vive de blog (problogger) ou para organizações que desejam criar uma relação profunda de relacionamento e diálogo com seus públicos de interesse, os blogs corporativos ainda funcionam como excelente alternativa. A organização não precisa escolher entre um instrumento e outro. Pode, muito bem, ter um blog e explorar pílulas de informação de seu website e do seu diário corporativo em perfis do Twitter, do Face, do Pinterest, do Instagram etc. Uma mídia não mata a outra, pode complementar, trabalhar a favor, ajudar na referenciação, no tráfego, na movimentação de pessoas. E cada mídia social pode ter um público específico: há aqueles que desejam mais profundidade, aqueles que preferem apenas pílulas de informação, aqueles que querem comentar posts em fanpagens, aqueles que querem replicar fotos, apenas curtir e assim por diante. Há espaço para todos e é preciso atender a diversidade!

Veja aqui uma análise da BooBox sobre o conteúdo dos blogs de 2011.

Acho que respondi à minha questão inicial, certo? 😉

Tags: destaquemídias sociais
Previous Post

As Relações Públicas em 3 níveis

Next Post

Rebranding, que bicho é esse?

Carol Terra

Carol Terra

Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.

Next Post
Rebranding, que bicho é esse?

Rebranding, que bicho é esse?

Hasteamento da bandeira do MERCOSUL – Uma Lei ainda desconhecida

Hasteamento da bandeira do MERCOSUL – Uma Lei ainda desconhecida

Convenção dos Mestres de Cerimônias do Brasil – Ano II

Convenção dos Mestres de Cerimônias do Brasil – Ano II

Comments 1

  1. Pedro Prochno says:
    13 anos ago

    Carol,

    colocação perfeita ao dizer que uma não mata a outra, apenas complementa… WordPress e Blogger podem "brigar", mas não disputam território com FB. Minha única dúvida nessa onda é: E o Tumblr??? 😉

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.