Semana passada eu publiquei um texto aqui no #Blogrelacoes sobre a mensagem institucional da TIM após a crise que as telefônicas móveis sofreram… O Post foi bastante debatido lá no grupo de Relações Públicas do Facebook. A Maíra Masiero caçou e publicou lá os mesmos institucionais das duas outras operadoras que sofreram a sanção da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, a OI e a Claro. Aí o prato ficou cheio… Vamos analisar o discurso das três?!?! 🙂
Pra começar, os vídeos em questão! Em ordem alfabética o da Claro, Oi e Tim.
http://youtu.be/jVC-nIGXiQ8
http://youtu.be/typTUuZT5nY
http://youtu.be/QsNyY1A7vk8
Pois bem, agora que você viu os três, viu também a diferença da abordagem de cada uma, certo? Para facilitar a nossa vida, nem vou perder tempo analisando a campanha da OI. Fria, impessoal, rápida, com vergonha do que está falando, claramente direcionada apenas aos Estados atingidos, vixi….
As campanhas da TIM e Claro sim, podemos gastar fosfato comparando.
Como disse no outro post, a campanha da TIM traz o presidente do Conselho para a câmera; um cabeça branca, gente que toma decisão, muito bem! Ponto! A Claro traz a Fernanda Lima, aquela #linda, boa diccão, ponto também pois apela ao carisma dela pra passar a mensagem séria (válido, na minha opinião)!
Ambas falam sobre os planos de readequação de investimentos; Claro em R$ 3.5 bilhões e a Tim em R$ 9 bi. Bom também saber que elas gastam todo esse dinheirão. A Tim se posiciona como a empresa mais escolhida pelos brasileiros, já a Claro, como a maior operadora da América Latina.
Na minha opinião os dois filmes são muito bem produzidos, foram sim pensados de forma estratégica. O da Claro é mais alegre, dinâmico, a música e a fala da Fernanda Lima tem um ritmo acelerado. Já o da TIM é mais sereno, mais formal, mais calmo.
Pra mim o filme da claro se destaca e dá um banho no da TIM em um pequeno detalhe: a forma com que constrói a mensagem institucional. Ele começa dizendo que tem um compromisso, ou seja, que quer fazer a coisa do jeito certo. Mais do que isso, lá nos 23 segundos a apresentadora diz assim:
A Claro sabe, que para chegar mais longe tem que estar perto de você e fazer sempre mais.
Pra mim esta frase é a chave da mensagem. Pra mim ela soa com um tom de humildade onde a empresa diz, de forma velada, que sabe que pisou na bola e que tem que fazer mais pra poder ser melhor. Isso é bem diferente da campanha da TIM onde o presidente do conselho diz assim:
Ciente da oportunidade em continuar o processo de melhorias, a TIM assume o compromisso em readequar o seu plano de investimentos que totalizará 9 bilhões de reais.
Tá, Sr. Manoel Horácio, que processo de melhorias é esse se meu serviço tá uma porcaria, cara pálida? E o que significa investir R$ 9 BIlhões? Pra mim falou muito e não disse nada… A Claro foi mais feliz em tangibilizar este valor (e olha que só vão investir R$ 3.5 BI rsrs).
Dessa análise toda pra mim fica a lição de que temos que prestar MUITA atenção no que queremos passar de mensagem na hora de colocar ela no ar. A TIM pode até ter feito um filme genial, mas na hora de editar para caber nos 30 segundos perdeu-se o essencial, outro problema. Os tempos mudaram, os clientes mudaram, as pessoas mudaram e a forma de se conversar com todos eles também. As empresas ainda custam a humanizar suas relações, pra mim isso tem muito ainda do conflito de gerações, da adequação destas e destes discursos. E você o que achou?
Pra mim, isto tudo é um profundo ruído. Ou seja: diante dos fatos constatados da inoperância do serviço (não) prestado, não existe comunicação institucional que se salve. É tudo blá-blá-blá de quem está correndo atrás do prejuízo de ter sido incompetente e pensado somente no lado financeiro da história – atrair, atrair, atrair clientes e depois eles que se danem. Nesta fase, o garoto-propaganda é o que menos importa pra mim. Claro que sua análise, Pedro, é pertinente, dentro do alcance possível que as comunicações veiculadas possam ter. Mas, sinceramente, quando isto passava na TV eu simplesmente desligava a atenção. Minha mensagem pra eles todos é: faz primeiro, depois vem conversar comigo.
É Cogo, se a discussão fosse a eficácia ou a coerência da comunicação perante o problemão e atitude delas, concordo integralmente com você.
A ideia é comparar elas entre elas, uma pela outra e ver quem se saiu melhor…. ou menos mal rsrsr
Abraços
Pedro
Fora a da Oi, que sequer fez um vídeo de 30 segundos para economizar na compra de espaço na TV, são campanhas muito bem feitas. Só isso.
A Fernanda Lima é maravilhosa e quem me conhece sabe que eu coloco essa mulher no TOP 5 das mais perfeitas do mundo. Mas nem se ela for em casa me oferecer um plano da Claro eu troco o meu VIVO. Isso tem um motivo: qualidade do serviço. Tenho uma linha de telefone móvel com um único propósito: usar a linha no local que eu quiser.
Podem falar o quanto quiserem. Nunca tive linha da TIM, mas só de tentar falar com os amigos que têm já passo tanto nervoso que nem imagino como seria se eu dependesse deles para usar o celular.
É como disse o Rodrigo "faz primeiro, depois vem conversar comigo"
Prazer Thierri, nunca me ligue…. eu sou TIM rsrsrsrs
Só deus sabe o que temos passado…. pelo amor…
Sabe da pior? Registrei uma reclamação na ANATEL sobre o sinal. A TIM me retornou e disse que tudo se normalizaria até 2013 quando eles terminassem o plano de expansão….. Legal né??? rsrsrs
Abraços
Pedro Prochno