Mídias sociais e sua contribuição para causas e afins

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Mídias sociais e sua contribuição para causas e afins

Achei bem bacana uma iniciativa espanhola para ajudar doentes de Alzheimer e seus familiares. Uma ação simples, comovente e que conta com apoio de uma grande marca, a 3M.

O melhor desta ação é que ela integra as diferentes mídias e visa atingir a todos os que sofrem com a doença, entre os próprios envolvidos e seus familiares, e também a sociedade em geral.

A ação chama-se “Un post-it por el Alzheimer” e tem como objetivo aglutinar todo tipo de projetos: médicos, terapeutas, artistas e pessoas comuns. É uma ação que tenta estimular não só os que sofrem do mal de Alzheimer a recordar, como também à opinião pública, cuja responsabilidade é apoiar, auxiliar e se envolver. O mote da campanha é convencer que todos nós temos um papel na luta contra o Alzheimer.

O projeto é da cidade espanhola de Valência que tive a oportunidade de conhecer. O que me chamou a atenção é o quanto a campanha está disseminada pela cidade, nas mídias físicas e também nas digitais, eletrônicas etc. Conta com uma página no Facebook, canal no Youtube, campanhas de incentivo nas mídias sociais entre outras ações.

No entanto, o que quero destacar aqui é o potencial das mídias sociais para causas. Aí no Brasil, gosto muito da ação Veia Social (que reúne doadores e receptores de sangue), Esta vaga não é sua (que tenta conscientizar sobre as vagas de estacionamento destinadas à deficientes). Adotar é tudo de bom, entre tantas outras.

As causas ainda contam com a vantagem de serem de fácil aderência para os usuários de mídias sociais, pois, muitas vezes, não estão unicamente atreladas à marcas ou apenas a serviço das empresas, o que dá a elas (as causas) um caráter não promocional, mas sim de querer aglutinar membros, conquistar adeptos e promover o tema.

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Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
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