Quando uma marca faz história

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Quando uma marca faz história

Hoje vou entrar na seara do meu amigo Rodrigo Cogo, o storytelling. Não para analisar profunda e tecnicamente o conceito, mas para mostrar como as marcas tem utilizado com inteligência o recurso de storytelling.

Além do Johnnie Walker, uma marca que vi e gostei do uso dessa ferramenta de comunicação foi a Lego. Para celebrar seus 80 anos, a empresa criou um vídeo com animação contando a origem do brinquedo, as tentativas, erros e acertos da família Christiansen. O pai, Ole Kirk Christiansen era carpinteiro e começou a fabricar brinquedos em madeira, a partir de uma crise na Dinamarca, país onde viviam.

O vídeo conta toda a trajetória da empresa, a descoberta do plástico como matéria prima, a resistência de venda dos primeiros produtos (fabricar em plástico era ir na contramão do mercado), a observação de um possível comprador que resultou no slogan “system of play”, o ressurgimento da empresa depois de dois grandes incêndios até a criação da Legoland, a terra do Lego e os novos modelos do brinquedo, incluindo a parte dos bonecos (minifigs) e licenciamento de edições com personagens e até carros que funcionam e outras invenções.

O vídeo não conta só a história da Lego, mas mostra também que empreender é uma tarefa de persistência, objetivos e metas. Errar, ter a porta fechada, matutar novas possibilidades fazem parte da narrativa da empresa.

O que me chama a atenção nas duas histórias (Johnnie Walker e Lego), é que a união da família e o senso e tino empresarial das famílias foram primordiais para o sucesso das marcas, além do fato de descobrir a origem do nome Lego: uma expressão criada a partir da frase em dinamarquês leg godt (que significa “brincar bem”) e que anos mais tarde, o Lego Group afirmou que a palavra lego vem do latim e significa eu ponho junto ou eu uno, mas lego em Latim tem o significado de eu leio, eu reúno.

Enfim, vale conhecer a história e conferir porque é uma trajetória de sucesso.

 

Marcia Ceschini
Marcia Ceschini
Marcia Ceschini – Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria, Professora da Pós Graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru, da Trevisan Escola de Négocios, USC – Universidade do Sagrado Coração – Bauru, Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.
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