Com que roupa eu vou?

[sorteio] Livro Manual de Comunicação Empresarial/Organizacional
2 de outubro de 2012
Mídias sociais permitem que você seja o técnico do time e que conheça mais a respeito de um ponto turístico. Como? Eu explico!
5 de outubro de 2012

Com que roupa eu vou?

Muitas vezes falar sobre marcas é falar de percepção, é difícil colocar em pauta algumas sensações que uma marca pode transmitir. Como traduzir todos os valores? Como falar com tantos stakeholders? Como alinhar cada mensagem?

A forma mais encantadora é sempre a identidade visual, ela é o ponto de contato mais tangível de uma marca, somada aos  elementos visuais (equities) que  juntos traduzem a estratégia pensada.

Pensando nisso, resolvi falar sobre as marcas mutantes, o nome é bem feio, mas a ideia é muito boa.

Marcas mutantes,  são logotipos criados para se adaptar as necessidades de cada público na hora em que a marca se apresenta, sim, ele muda de cor, tem diferentes formatos e tem ocasiões específicas para aparecer.

Se pensarmos que o logotipo é parte mais visível da marca e que a consistência é uma das formas de garantir reconhecimento, adotar as marcas mutantes é uma mudança bem grande no branding e também uma tendência, pois ao seguir por esse caminho criamos  marcas mais sociáveis e mais humanas.

Existem diversas formas de uma marca adotar esta estratégia:

Nascer mutante

USA Today
Passou recentemente por um processo de rebranding e assumiu uma nova identidade, moderna e que rompe com o seu mercado.


Melbourne

O redesenho da marca aconteceu em 2009 e a ideia foi criar uma marca multifacetada para representar a diversidade da comunidade, a vibração da cidade e as questões ligadas a sustentabilidade.

 

A qualidade do trabalho é impressionante, dá para ver tudo no Behance.

Fonte: Imagem Behance | Conteúdo: canal oficial de Melbourne no Youtube

Apoio a uma causa

GE do Brasil

O mês de outubro é o mês oficial da luta contra o câncer de mama, a GE do Brasil, é uma das apoiadores do movimento e durante este mês além de compartilhar conteúdo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer também mudou a cor do logotipo para rosa, cor oficial do movimento.

Fonte: Facebook GE do Brasil

Contar histórias

Google

Com os doodles o Google sempre muda de cara sem perder sua personalidade.

Os doodles são surpreendentes podem aparecer como imagem ou totalmente interativo como aconteceu nas Olimpíadas. É a forma que a marca encontrou para celebrar feriados, aniversários, artistas famosos, cientistas entre outros.

 

Então a escolha da roupa, fica a critério da ocasião, mas só se fizer sentido aos negócios 😉

Até o próximo post.

Fonte geral: obeservatorio de marcas | foto incial: bippityboppityboo

 

Danielly Tavares
Danielly Tavares
Sou Danielly Tavares, Relações Públicas. Minha vida profissional foi da indústria de embalagens á moda, com pit-stop em marketing esportivo até chegar em Gestão de Marcas (branding). Fui trainee na Ana Couto Brading & Desing e hoje faço parte da equipe Interbrand Brasil. Acredito na liberdade, sou sentimental, curiosa, adoro tendências, por isso, também tenho o meu blog: EU VI ISSO, amo brigadeiro, Maple Syrup, Toronto, um bom livro, cinema e uma bela tarde de sono.
Acompanhe:
Com que roupa eu vou?

Comentários

5557