• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Tendências em Comunicação | 2013

Tendências em Comunicação | 2013

Pedro Prochno by Pedro Prochno
21 de junho de 2016
in Opinião
2
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Hoje de manhã (11/4) participei aqui na FIAP de um avento da agência LiveAD que trouxe as principais novidades e tendências abordadas em dois mega eventos que aconteceram nos EUA no começo do ano: o SXSW e o TED2013. Em pouco mais de 2h30 os gestores da Live e a platéia (95% composta por funcionários da Live) compartilharam conhecimento. Pararam algumas horas de seus dias de produtividade para aprender, voltar às bases, refletir sobre o que está sendo falado e feito por ai e que poder ser, de alguma forma agregado, para melhorar o que fazemos.

O primeiro ponto que eu destaco do encontro foi a fala de um dos heads da agência que disse que eles consideram o SXSW e o TED os dois eventos mais relevantes para se tirar insights e tendências para o rumo que a comunicação deverá tomar (naturalmente ou impostamente – pelo comportamento das pessoas) nos próximos anos. Você conhece estes eventos? Tá na hora né? hehe

Ao longo do papo eles abordaram coisas em 7 grandes temas (pincelo alguns deles na sequência):

_Serendipidade (eu nem sabia que essa palavra existia)
_Behavior design
_Constructive disruption
_ esse aqui eu esqueci qual é :-S
_Crowdsourced economy
_Social good
_WTF & beyond

_Serendipidade | Ao aprender o que significa “serendipidade” eu fiquei mega entusiasmado pois acredito muito nela, na descoberta de coisas ao acaso, por se deparar com coisas que acontecem e de lá tiramos algo novo. Mais do que isso, a capacidade e a importância que devemos dar ao aprendizado de coisas que em tese parecem não ter importância pois de lá podemos criar algo novo e que faça sentido para nós e nosso trabalho.

_Behavior design | Todos sabemos que uma parcela do trabalho do comunicador sempre está associada à intuição. Por vezes priorizamos um canal ou uma forma de comunicar à outra por mera intuição. O pessoal da Live bateu bastante na tecla do quão é importante buscarmos embasamento científico e linear no trabalho de comunicação. Uma outra coisa falada neste tema foi o poder do “take baby steps” no sentido do incrível potencial transformador que mudar pequenos hábitos podem ter. Acredita-se que promover pequenas mudanças rotineiras podem ter um poder transformador da sociedade muito maior do que mudar algo esporádico e grande. Já tentou beber os 2 litros de água por dia? Pq você não consegue? Já parou para pensar no que fazer para conseguir? 🙂

Neste ponto fica a sugestão de descobrir o que é o www.99u.com e bisbilhotar o livro “Making ideas happen” do Scott Belsky.

Por fim o conceito de “hackear” (que é muito diferente de invadir computadores) foi bastante explorado em como pode ser aplicado ao mundo da comunicação. Hackear é, por essência, mudar o que já existe; agregar; melhorar o que temos. Já imaginou como fazer isso com a comunicação? vejam o site da www.sugru.com e o conceito que eles usam para se posicionar. Isso mostra o quanto marcas tem que estar abertas à inputs e interferências, em seus produtos, serviços e processos, por parte dos consumidores e pessoas de interesse.

_WTF & beyond – What the fuck and beyond | Esse foi o tópico mais louco, claro. É o nome de um dos blocos do SXSW. Novamente vi o conceito e a importância do “BigData” (que abordei nesse post aqui). Big Data é algo novo que surge na questão de cruzarmos e analisarmos dados. Isso já é bastante usado em e-commerces e no Facebook, Google. É a forma pela qual eles conseguem te entregar anúncios de coisas que tem a ver com você. Uma frase incrível que a Live escutou no SXSW e eu achei pertinente é a seguinte (coloque-se na cabeça de um americano para melhor aproveitamento hehe):

Data is like bacon. When you see it raw on the market doesnt seems attractive, but when you cook it you can see how delicious it is. (Dados/informações são como o bacon. Quando você o vê “in natura” ele não parece gostoso, mas quando você o frita, ai sim ele fica delicioso)

A apresentação foi fechada com uma pergunta que eu coloco abaixo. Deixo junto um vídeo/música de um “remix/mashup” do TED2012 para ajudar a pensar! Compartilhe o que você acha conosco!

Como vamos dialogar no futuro?

Obrigado Tânia Pereira pelo convite e Rodrigo Vieira da Cunha pelo reencontro! 😉

Tags: Relações Públicastendências
Previous Post

Etiqueta e boas maneiras: A imagem que você deseja transmitir.

Next Post

A linguagem emocional na comunicação

Pedro Prochno

Pedro Prochno

Top Voices do LinkedIn para Relações Públicas, adoro tudo que engloba esse mundo. Tenho um MBA pela FGV, sou mergulhador tech, chef de final de semana e amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!

Next Post

A linguagem emocional na comunicação

Porque não é legal plagiar…

Porque não é legal plagiar...

A importância dos líderes na Comunicação Interna

A importância dos líderes na Comunicação Interna

Comments 2

  1. Ramon Fernandes says:
    13 anos ago

    Oi Pedro, como está? Ótimos temas levantados em seu post, são realmente as tags mais atuais e que nos trazem as novas problemáticas da comunicação.

    Se analisarmos atentamente, cada tópico levantado tem correlação direta com a nova dinâmica de relacionamentos da REDE. Como a Márcia Ceschini já postou por aqui sobre as redes (http://blogrp.todomundorp.com.br/2013/03/o-que-move-as-redes/), que não são formadas pelas mídias mas sim por pessoas, este movimento, esta dinâmica das redes está alterando a forma como interagimos com o mundo. Muito desta mudança tem a ver sim com as novas mídias, pois elas são o suporte onde nossas habilidades naturais de comunicação e relacionamento são elevadas.

    Responder
    • Pedro Prochno says:
      13 anos ago

      É isso mesmo Ramon! AS coisas mudam o tempo todo e nós, RPs não podemos ficar parados no tempo. Precisamos sempre buscar inspirações a alimento para o cérebro, não é mesmo?

      Abraços

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.