Conheça os 3 fatores que impulsionam a criatividade em RP

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Conheça os 3 fatores que impulsionam a criatividade em RP

O webinar sobre a categoria de PR no Festival Internacional de Criatividade de Cannes ocorreu hoje pela manhã, em um bate-papo super interessante entre a Head de Desenvolvimento de Premiações do Festival de Cannes Lions, Fiorenza Plínio, a CEO do Grupo In Press, Kiki Moretti e a co-fundadora da TMPRP, Ariane Feijó. Ainda vamos contar mais sobre o que rolou nessa conversa, mas não poderíamos deixar de falar primeiro sobre os 3 fatores que impulsionam a criatividade em RP – e que são base para categoria de PR no Festival.

De acordo com Fiorenza, existem três fatores que foram decisivos na categoria de PR na edição do ano passado do festival e que continuam sendo relevantes para a edição de 2017. São eles:

  1. Dados/Tecnologia
  2. Autenticidade
  3. Propósito

Para exemplificar cada um dos fatores, Fiorenza falou sobre três cases ganhadores da edição anterior que ilustram muito bem cada um dos fatores acima. Confira abaixo!

1. Dados e Tecnologia: a casa sueca construída por mais de 200 milhões de pessoas

O case House of Clicks (ou Casa dos Cliques) foi produzido pela agência Prime PR, de Estocolmo, para o maior portal de propriedades da Suécia e levou quatro leões para casa: um leão de ouro e um de bronze na categoria de PR e dois leões de prata na categoria Cyber & Media.

O case mostra um designer contemporâneo em potencial: o big data.

Entre janeiro e outubro de 2014, o portal online sueco de imóveis, Hemnet, coletou dados de mais de 200 milhões de cliques, obtidos de 20% da população da Suécia. A idéia era criar a imagem final da democracia: uma casa construída pelo povo, para o povo.

Chama-se Hemnet House, ou, mais afetuosamente, a Casa dos Cliques e representa as especificações mais populares de todas as casas clicadas no site, abrangendo mais de 86.000 listagens.

Uma equipe de cientistas de dados analisou mais de 200 milhões de cliques no Hemnet, desenterrando a base do que os suecos sonham em uma casa futura. Em seguida, dois arquitetos receberam os dados levantados e a Casa dos Cliques foi criada: uma casa de 1,5 andares com uma fachada de madeira vermelha e um terraço privado na cobertura. Co-criado com mais de 2 milhões de suecos, transformou dados em uma grande ideia.

A Casa dos Cliques rapidamente se tornou um tema quente na mídia com um alcance total de 218 milhões e provocou um debate global sobre o futuro da arquitetura e desenvolvimento imobiliário, levantando a questão: será que big data pode ser a base para a casa do amanhã?

Inclusive, pode já ser: 648 pessoas ao redor do mundo já se cadastraram para comprar a casa assim que ela for lançada no mercado.

2. Autenticidade: O Dilema – Melhor jogar sozinho no estádio ou em casa com velhos amigos?

Produzido pela agência Publicis, para a Heineken na Itália, o case Dilemma fala sobre amizade, lealdade e, é claro, futebol – os três pilares de várias das campanhas da marca holandesa de cervejas. O case foi premiado com o leão de ouro e um prata na categoria de PR e um leão de bronze na categoria Outdoor durante o Festival de Criatividade de Cannes em 2016.

A “pegadinha” coloca um fanático por futebol em um dilema. O setup da ação é simples e a situação é familiar para qualquer fã do esporte: Simone assiste a todos os jogos da UEFA em casa com seus melhores amigos, mas se encontra em um dilema depois de ganhar um ingresso VIP para assistir Roma vs. Real Madrid. O que ele deve fazer?

Não decepcione os seus amigos em uma noite de jogo da UEFA. 😉

3. Propósito: Abelhas podem encontrar açúcar onde menos esperamos

Consumir 3x mais açúcar do que o recomendado é comum entre a população da República Tcheca, de acordo com a World Health Organization e os níveis de diabete na população estão crescendo, já que as indústrias alimentícias aprenderam a esconder açúcar na maior parte dos alimentos. Com isso em mente, a marca de alimentos orgânicos Náš Grunt resolveu recrutar um time que é expert em encontrar açúcar em QUALQUER lugar: as abelhas.

O video do case produzido pela agência Mccann Erickson Prague explica como as abelhas são capazes de detectar açúcar em todos os tipos de alimentos e produzir mel a partir de tudo que contenha mais de 15% de açúcar – e, em seguida, mostrou os insetos produzindo mel a partir de hambúrgueres, ketchup, sopa instantânea e muito mais.

Veja abaixo o vídeo do case:

O resultado? As visitas às lojas cresceram 10% após o lançamento da campanha e aumentou em 30% o tráfego na web, já que a cobertura da mídia atingiu 3,9 milhões de pessoas e, de quebra, um leão de ouro na categoria de PR de Cannes no ano passado.

Mais do que isso, o propósito da campanha é relevante para toda uma nação, já que coloca em pauta o debate sobre os níveis de açúcar escondidos nos alimentos.

E aí, será que o seu case carrega esses três fatores? Conta pra gente e siga acompanhando o blog para saber mais sobre a categoria de PR em Cannes. 🙂

Luana Leão
Luana Leão
Relações Púbicas | Foodie | Dog person | Schooling Life
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