5 pilares para um bom trabalho de Relações Públicas Digitais

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5 pilares para um bom trabalho de Relações Públicas Digitais

Há um bom tempo as mídias sociais deixaram de ser algo que as pessoas usavam como passa-tempo para se tornar palco de conversas entre marcas e pessoas, a comunicação é de mão-dupla e o consumidor começou a enxergar o poder da própria voz. Por isso, ser um Social Media vai muito além de dominar as ferramentas, “é preciso entender de pessoas, porque rede social é relacionamento”!

Amanda Takassiki iniciou o workshop de Mídias Sociais para iniciantes da RP Week #4 batendo na tecla de que mídias sociais não é um monólogo, é uma conversa. Mídias sociais é experiência, a marca tem que gerar uma sensação diferente para o consumidor, as pessoas tem que se interessar pelo que ela está dizendo.

A criadora da maior fanpage de RP do Brasil e social media de Virna Dias, Denílson Show e Muricy Ramalho, conversou com os participantes da atividade e elencou os cinco pilares para um bom trabalho de social media e RPs digitais.

5 pilares para um bom trabalho de Social Media

  1. Voz

Decida o tom do seu discurso e o estilo de linguagem que você vai utilizar de acordo com o público da rede social.

  1. Conteúdo

Tente usar a Regra 80-20. 80% do conteúdo de entretenimento e 20% de vendas. Tenha um propósito e posicione-se. Varie o formato das publicações, você pode inclusive postar o mesmo assunto de formas variadas. Use o entretenimento para vender.

  1. Timing

As redes são rápidas, é preciso ter o timing do conteúdo, acompanhar e usar os memes em tempo real.

  1. Relacionamento

A marca precisa conversar com o público, mas é essencial ter empatia, tem que entender o outro lado, tem que ter respetio pelo outro. Relacionamento é conquista! Demanda tempo, paciência e entendimento do outro.

  1. Relatório Final

Defina métricas, organize e apresente os resultados, inclusive o impacto da ação em vendas.

Não existe uma receita de bolo para gerenciar as redes sociais de uma marca, é preciso entender a fundo o público, para saber que conteúdo ele deseja consumir e em qual formato. Para chegar a um resultado é preciso testar sempre.  

Tenha sempre em mente que as redes sociais não são um universo paralelo, elas fazem parte da realidade, do dia-a-dia das pessoas e das marcas. Não existe ON e OFF, é tudo ALL LINE!

Por Ellis Rezende*

*Ellis Rezende é bacharel em Relações Públicas e integrante do Time de Voluntários de Conteúdo da RP Week 2017

5 pilares para um bom trabalho de Relações Públicas Digitais

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