Feliz Dia Nacional do Cerimonialista!

QUEM É O COMUNICADOR-EMPREENDEDOR? PARTE FINAL
28 de outubro de 2011
Zara Brasil: gato escaldado…
7 de novembro de 2011

Feliz Dia Nacional do Cerimonialista!

 

Hoje, dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Cerimonialista, que foi sancionado pelo saudoso ex-vice-presidente da República, José de Alencar em 16 de novembro de 2009.  E claro, uma data como esta não poderia passar sem um post especial aqui na coluna de cerimonial do #blogrelações.

Gostaria de aproveitar a ocasião, e agradecer aos leitores que vem acompanhando e interagindo com a coluna. Até agora, tratamos nos último posts, sobre temas ligados ao cerimonial e protocolo que fazem parte do cotidiano; As gafes do Presidente Obama, os tipos tradicionais ou ao gosto do freguês dos mestres de cerimonias, a importância da confiança ao falar em público, o cerimonial em grandes eventos como o miss universo e até mesmo em novelas que insistem em cometer erros, nomeando como cerimonialistas personagens sem a menor qualificação necessária.

Este rápido giro entre os posts somam as várias iniciativas de muitos profissionais da área que buscam a aceitação e o reconhecimento merecido do cerimonial como instrumento essencial de comunicação empresarial e organizacional.

Até que a criação e regulamentação da profissão seja aprovada na Câmara dos Deputados, o Relações Públicas é o profissional que mais se ajusta ao perfil de um Cerimonialista. É importante lembrar o  grande esforço que tem sido feito em prol desta regulamentação pelo Comitê Nacional de Cerimonial Público – CNCP.

Para homenagear esta data tão especial, encontrei um vídeo editado de forma simples, mas com o conteúdo da “Crônica ao cerimonialista”, do professor Sílvio Lobo Filho que traduz bem a visão desta complexa atividade: Crônica ao Cerimonialista

“O Cerimonial é uma função que exige constante aperfeiçoamento profissional, conhecimento amplo do comportamento humano, da economia, da política, da sociologia e de outras ciências” (MEIRELLES, Gilda Fleury, 2011).

Parabéns aos Cerimonialistas apaixonados por esta profissão!

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Feliz Dia Nacional do Cerimonialista!

Comentários

2805