Comunicar de forma integrada

A comunicação e a geração Z
28 de agosto de 2012
A Coca-Cola e o case de “Segunda Tela”
4 de setembro de 2012

Comunicar de forma integrada

Na semana passada, dei uma palestra na FAAT sobre “Comunicação Integrada na Ótica das Relações Públicas” como parte da III JOBMIX, organizada pela instituição. Meu desafio era levar aos estudantes a importância de se pensar comunicação de forma integrada e o que é efetivamente “integrar a comunicação”.

Em minha explanação, fiz um paralelo grande sobre o que eu aprendi e aprendo no meu dia a dia (coisas nem sempre relacionadas com as RPs) e como isso influencia na forma com que desenvolvo e penso comunicação. Foi uma viagem!

Foi interessante ver que os alunos enxergaram de fato a influência dos aspectos e aprendizados cotidianos no desenvolvimento da comunicação. Foi ótimo também parar para refletir sobre a importância de canais nem sempre “da moda” como sendo estratégicos para o sucesso de um planejamento.

fonte: promoview

Qual não foi a minha grata surpresa ao me deparar com esta matéria da Exame ontem, 28/08, dizendo que a “decisão de compras é cada vez mais baseada em comentários”. O título da matéria nem é o que mais prendeu minha atenção, mas sim o que vem dito lá no final da matéria (2ª página): com base no estudo realizado pela DraftFCB, as empresas precisam aprender a gerenciar melhor a informação que divulgam, pois, no momento em que um consumidor faz uma pesquisa, buscando mais informações sobre uma marca ou produto, ele passa por uma pequena amostra de “experiência da marca“, algo que contribui no processo de escolha e consumo.

Aí mora o grande detalhe das Relações Públicas: planejar e fazer cumprir um plano coeso, que mantenha a harmonia entre os canais e mensagens, permitindo que cada touch-point colabore para a construção da reputação da marca. Isso é comunicar de forma integrada!

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Comunicar de forma integrada

Comentários

5094