• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Destaques
COVID-19 traz desafios aos profissionais de RP

COVID-19 traz desafios aos profissionais de RP

Pedro Prochno by Pedro Prochno
4 de maio de 2020
in Destaques, Opinião
0
12
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Eu terminei meu último texto, sobre o “tom da comunicação”, dizendo que em momentos como este, que a COVID-19 nos trouxe – momentos de crise – impactam diretamente o mundo da comunicação, com cortes de pessoal e verba, mas também tornam a comunicação ainda mais fundamental, pois está nela a percepção que as pessoas terão sobre a responsabilidade da instituição diante do desafio que vivemos.

E é sobre isso que a gente vai refletir hoje: a importância que a comunicação passou a ter nas últimas semanas.

Antes da gente começar, precisamos entender dois cenários, um micro, muito mais ligado a realidade cotidiana de uma empresa, e outro mais macro, ligado ao contexto econômico de um país ou até global.

Sabemos que quando uma empresa entra em crise, que é algo passageiro e que foge ao cotidiano daquela organização, a área de comunicação é uma das primeiras a ser envolvida. Desenvolvem-se estratégias, mensagens, ações tudo com o objetivo de conter os danos reputacionais à organização. A área de comunicação, ou RP, é primordial em momentos assim.

Mas também há momentos complexos como crises financeiras globais, momentos de contração econômica e por aí vai. E em situações assim, normalmente os investimentos em marketing e comunicação são um dos primeiros a sofrer cortes.

O que estamos vivendo com a COVID-19 é um misto entre ambos. E mais peculiar ainda: trata-se de uma crise global (RP torna-se primordial), com impactos econômicos também globais (RP sofre com cortes), mas trata-se de uma situação que mudou o “cotidiano” de absolutamente todo mundo: empresas, pessoas, governos. Ou seja, é uma crise diferente. É algo que muitos de nós nunca viu ou vivenciou.

Em uma reflexão que fiz com a Fabi a Japa e o Alf a gente percebeu algumas coisas que a COVID-19 trouxe ao mundo das RPs:

 

1. Estão demandando muito das RPs 

Como a gente viu acima, o cenário atual [que muda diariamente] traz inúmeros desafios aos RPs. Empresas precisam se comunicar mais, mais rápido, de forma empática e assertiva e com múltiplos públicos – o tempo todo. E isso tem demandado muito dos profissionais, em termos de horas trabalhadas, capacidade de produção/criação e assertividade.

 

2. Comunicação em posição de destaque 

A comunicação tomou papel de protagonista. Com lojas fechadas, empresas aceleram seus projetos de digitalização e intensificam suas comunicações para tentar manter os negócios funcionando. E muito disso envolve as áreas de comunicação.

 

3. É hora de mostrar ao que viemos

E é difícil. Com o volume de trabalho crescente, ficamos mais cansados, estressados e suscetíveis a erros. Mas é em momentos assim que a comunicação, e os RPs, podem tangibilizar e mostrar de maneira mais fácil o valor que agregam ao negócio e como são importantes para evitar que as empresas caiam em armadilhas, sejam mal interpretadas ou mal vistas.

 

A receita?

Bem, a gente entende que mora nos três pontos que abordamos no nosso primeiro texto: 

  • Ser empático
  • Zelar pela transparência
  • Ser e focar na eficiência da comunicação

A comunicação sempre precisa se provar, mas eu realmente acho que estamos em um momento muito único onde o cenário nos traz oportunidades e nos possibilita tangibilizar a relevância da comunicação para as empresas.

 

Leia também:

Entrevista: O papel da comunicação em um hospital em tempos de Covid-19

O “tom” da mensagem pode ser o maior aliado do seu negócio

Tags: Covid-19Crise
Previous Post

Entrevista: O papel da comunicação em um hospital em tempos de Covid-19

Next Post

Gestão de lives: uma tendência ou um refúgio em tempos de crise?

Pedro Prochno

Pedro Prochno

Top Voices do LinkedIn para Relações Públicas, adoro tudo que engloba esse mundo. Tenho um MBA pela FGV, sou mergulhador tech, chef de final de semana e amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!

Next Post
Gestão de lives: uma tendência ou um refúgio em tempos de crise?

Gestão de lives: uma tendência ou um refúgio em tempos de crise?

De Norte a Sul: como a academia tem enfrentado a pandemia?

De Norte a Sul: como a academia tem enfrentado a pandemia?

Série com agências: Kiki Moretti fala sobre o diferencial do RP

Série com agências: Kiki Moretti fala sobre o diferencial do RP

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.