• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Destaques
trade marketing e relações públicas

trade marketing e relações públicas

Trade marketing também é tarefa de RP?

Lucas Taidson by Lucas Taidson
22 de fevereiro de 2019
in Destaques, Opinião
0
334
SHARES
2k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A execução do trade marketing depende do posicionamento estratégico e, por isso, envolve esforços das equipes de marketing, comunicação e vendas. Mas, afinal o que é trade marketing? Quais são as funções deste departamento dentro de uma organização? Isso também é tarefa de RP?

Essas são algumas das suas dúvidas quando o assunto é trade marketing? Então continue lendo para entender de uma vez por todas o conceito e as principais atividades de trade marketing.

O que é trade marketing?

O trade marketing é uma das áreas que têm foco no desenvolvimento e no relacionamento entre indústrias e canais de venda, a partir da identificação das necessidades entre marcas e produtos, pontos de vendas e consumidores.

Para ficar mais fácil, podemos entender trade marketing como o esforço de comunicação que fazemos com o objetivo de aumentar a eficiência da distribuição de produtos e despertar o desejo dos consumidores.

Como comunicar e vender para personas?

A integração entre os departamentos de marketing e vendas permite que sejam criadas – em conjunto – estratégias mais assertivas para entregar valor aos consumidores. Essa tarefa é fundamental, tendo em vista que uma das atribuições do trade marketing é a capacidade em identificar oportunidades no pontos de venda.

De acordo com uma matéria publicada pela Universidade Metodista de São Paulo, “o RP junto com o trade e o setor comercial deve encontrar estratégias e soluções para maximizar as ações oferecidas e assim influenciar a compra de seu produto e podendo ter uma resposta rentável para ambos os lados.”

Nós RPs somos treinados para planejar campanhas e eventos com o objetivo de apresentar produtos e serviços de maneira que os consumidores realmente identifiquem valor nos produtos e não apenas sua funcionalidade.

Além disso, temos habilidades para identificar quais as mídias adequadas para cada negócio, pensando sempre no público como ponto de partida para definir toda e qualquer estratégia.

Trade marketing: conheça as principais atividades

Um erro muito comum durante a implantação de um departamento de trade marketing é iniciar o trabalho sem um planejamento adequado, ignorando critérios de alocação de verbas e, claro, quais são as principais atividades.

É por esse motivo que começam a surgir as dúvidas, como, por exemplo: como deve ser uma equipe de trade marketing? quais demandas devemos solucionar? As tarefas dizem respeito a comunicação ou ao comercial?

Para te ajudar a entender melhor como funciona um departamento de trade marketing, selecionamos as principais atividades, do operacional ao estratégico, veja quais são:

  • Merchandising e promoção: é o primeiro passo para trabalhar o trade marketing, alinhado com a equipe de vendas. 
  • Treinamento: o gestor do time deve treinar sua equipe e os agentes de venda que interagem com os promotores. Junto com esses grupos, é preciso desenvolver estratégias colaborativas com a equipe de vendas. 
  • Gerenciamento de categorias: se trata de uma atividade estratégica, na qual deve-se desenvolver um trabalho mais elaborado, que envolve recursos internos, integração com o cliente e começa apenas dentro de grandes contas, com uma estrutura robusta de trade.

  • Eventos e relacionamento: todas as ações no sentido bellow the line, sendo estas as ações promocionais em eventos comemorativos, a fim de criar consideração de marca fora dos pontos de venda.

De templos do consumo para centros de relacionamento: novas histórias para contar no varejo de shopping

  • Inteligência de canais: conhecer melhor e segmentar o ponto de venda, e ainda dentro da consideração, analisar quem são os compradores, são tarefas para você ter um trade agregador e mensurável para entregar resultados fidedignos.

Neste conteúdo você aprendeu que o trade marketing acelera o processo de consumo para sua empresa vender mais e com maior rentabilidade. Também te mostramos que o trade marketing é tarefa de RP, uma vez que reforça as estratégias nos pontos de venda e, consequentemente, aumenta a visibilidade da sua empresa. Assim, sua marca se torna mais atrativa para os consumidores.

 

Você também vai gostar de ler:

  • Live Marketing: aproximando pessoas e marcas
  • A linha – que não existe – entre o marketing e a comunicação
  • Dia do cliente: o que sua empresa tem feito para esse público?
  • Telemarketing como ferramenta de relacionamento: é possível?
Tags: Relações PúblicasRPtrade marketingvendas
Previous Post

Cannes Lions traz importantes mudanças para 2018

Next Post

Relações Públicas e liderança: o que tem a ver?

Lucas Taidson

Lucas Taidson

Relações Públicas, especialista em Neuropsicologia. Se dedica a construir estratégias de conteúdo para desenvolver ações de comunicação e marketing que geram reputação e vendas.

Next Post
relações públicas e liderança

Relações Públicas e liderança: o que tem a ver?

comunicação comunitária e mobilização social

Comunicação comunitária: uma ferramenta para a mobilização social

Intraempreendedorismo: seja o ponto fora da curva

Intraempreendedorismo: seja o ponto fora da curva!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In