A execução do trade marketing depende do posicionamento estratégico e, por isso, envolve esforços das equipes de marketing, comunicação e vendas. Mas, afinal o que é trade marketing? Quais são as funções deste departamento dentro de uma organização? Isso também é tarefa de RP?
Essas são algumas das suas dúvidas quando o assunto é trade marketing? Então continue lendo para entender de uma vez por todas o conceito e as principais atividades de trade marketing.
O que é trade marketing?
O trade marketing é uma das áreas que têm foco no desenvolvimento e no relacionamento entre indústrias e canais de venda, a partir da identificação das necessidades entre marcas e produtos, pontos de vendas e consumidores.
Para ficar mais fácil, podemos entender trade marketing como o esforço de comunicação que fazemos com o objetivo de aumentar a eficiência da distribuição de produtos e despertar o desejo dos consumidores.
Como comunicar e vender para personas?
A integração entre os departamentos de marketing e vendas permite que sejam criadas – em conjunto – estratégias mais assertivas para entregar valor aos consumidores. Essa tarefa é fundamental, tendo em vista que uma das atribuições do trade marketing é a capacidade em identificar oportunidades no pontos de venda.
De acordo com uma matéria publicada pela Universidade Metodista de São Paulo, “o RP junto com o trade e o setor comercial deve encontrar estratégias e soluções para maximizar as ações oferecidas e assim influenciar a compra de seu produto e podendo ter uma resposta rentável para ambos os lados.”
Nós RPs somos treinados para planejar campanhas e eventos com o objetivo de apresentar produtos e serviços de maneira que os consumidores realmente identifiquem valor nos produtos e não apenas sua funcionalidade.
Além disso, temos habilidades para identificar quais as mídias adequadas para cada negócio, pensando sempre no público como ponto de partida para definir toda e qualquer estratégia.
Trade marketing: conheça as principais atividades
Um erro muito comum durante a implantação de um departamento de trade marketing é iniciar o trabalho sem um planejamento adequado, ignorando critérios de alocação de verbas e, claro, quais são as principais atividades.
É por esse motivo que começam a surgir as dúvidas, como, por exemplo: como deve ser uma equipe de trade marketing? quais demandas devemos solucionar? As tarefas dizem respeito a comunicação ou ao comercial?
Para te ajudar a entender melhor como funciona um departamento de trade marketing, selecionamos as principais atividades, do operacional ao estratégico, veja quais são:
- Merchandising e promoção: é o primeiro passo para trabalhar o trade marketing, alinhado com a equipe de vendas.
- Treinamento: o gestor do time deve treinar sua equipe e os agentes de venda que interagem com os promotores. Junto com esses grupos, é preciso desenvolver estratégias colaborativas com a equipe de vendas.
- Gerenciamento de categorias: se trata de uma atividade estratégica, na qual deve-se desenvolver um trabalho mais elaborado, que envolve recursos internos, integração com o cliente e começa apenas dentro de grandes contas, com uma estrutura robusta de trade.
- Eventos e relacionamento: todas as ações no sentido bellow the line, sendo estas as ações promocionais em eventos comemorativos, a fim de criar consideração de marca fora dos pontos de venda.
- Inteligência de canais: conhecer melhor e segmentar o ponto de venda, e ainda dentro da consideração, analisar quem são os compradores, são tarefas para você ter um trade agregador e mensurável para entregar resultados fidedignos.
Neste conteúdo você aprendeu que o trade marketing acelera o processo de consumo para sua empresa vender mais e com maior rentabilidade. Também te mostramos que o trade marketing é tarefa de RP, uma vez que reforça as estratégias nos pontos de venda e, consequentemente, aumenta a visibilidade da sua empresa. Assim, sua marca se torna mais atrativa para os consumidores.
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