Estamos vivenciando uma fase tecnológica na qual todos podem ser um produtor de conteúdo. Com essa vasta disputa em busca do engajamento, as marcas devem cada vez mais se deter ao planejamento de conteúdo relevante e que entregue ao seu público aquilo que ele deseja saber ao demonstrar interesse pelo seu produto ou serviço.
Nesse sentido, o profissional de relações públicas pode ser a peça-chave para que sua marca gere valor às personas através do marketing de conteúdo. Continue a leitura para saber como rp e marketing podem fazer parte da mesma estratégia.
RP e marketing de conteúdo: o que tem a ver?
O marketing de conteúdo consiste em aproximar a sua persona através de conteúdo relevante, de forma com que seu público alvo não se sinta atacado por publicidade.
RP é diferente de marketing, quem conhece o golfinho, sabe!
O objetivo é solucionar as dúvidas dos consumidores, de modo que, ao realizar buscas por plataformas como o Google, o consumidor encontre nos conteúdos de uma empresa soluções para as suas buscas na internet. Esse conteúdo pode ser produzido em diversos formatos, como textos em um blog, vídeos, infográficos, artigos e imagens – ou seja, os conteúdos produzidos por uma empresa precisam estar de acordo com o que a(s) persona(s) dessa marca demanda.
Para isso, é necessário o planejamento do marketing de conteúdo. Nele definidos os públicos com os quais a empresa deve construir relacionamento, o posicionamento da marca, o tipo de linguagem que a marca vai utilizar para conversar com esses públicos, quais as dúvidas e anseios desses indivíduos que precisam ser sanadas através do conteúdo – isso tudo para que esses públicos/consumidores cheguem até sua marca, reconheçam-a como autoridade em determinado assunto e, assim, comprem os produtos ou serviços da sua empresa.
Além das habilidades de planejamento, posicionamento de marca, relacionamento com públicos, o RP também atua como produtor de conteúdo.
Nada mais eficaz que um profissional que detém a capacidade de adaptação de linguagem para diferentes públicos e canais de comunicação,ser o responsável por alinhar comunicação e marketing para gerar melhores resultados e construir reputação digital.
O papel do RP nas estratégias de marketing de conteúdo
O seu papel, enquanto RP, é alinhar as estratégias de marketing e comunicação, através do conteúdo relevante que gere autoridade online para sua empresa e proponha a interação do público, os quais podem se transformar em leads/contatos e, consequentemente, aumentar as chances da sua empresa fechar novos negócios. Assim, sua marca passará a ser referência no mercado no qual ela atua.
O que muda do jornalismo para a produção de conteúdo?
O RP neste contexto tem a habilidade de trabalhar o marketing de conteúdo voltado ao interesse real do consumidor e demais públicos de uma marca, sem se voltar apenas à comunicação de produtos ou serviços, uma vez que o RP é o profissional que está mais próximo do público, atento as suas exigências.
Neste conteúdo você aprendeu que cada vez mais precisamos pensar na comunicação all-line, isto é, a comunicação que envolve marketing e vendas. As estratégias de comunicação são eficientes quando falam a mesma língua do consumidor, entendem seus desejos e necessidades, propõem caminhos claros para soluções de problemas e entregam resultados acima da média.
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*Por Raissa Grandini: graduada em Relações Públicas e integrante do time de conteúdo do Blog RP.