Influenciador digital e a mídia espontânea

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Influenciador digital e a mídia espontânea

Quando você ouve a expressão mídia espontânea você não associa em primeiro momento a um meio que está tão presente no nosso cotidiano. Contextualizando, toda marca necessita estar em contato com seus públicos, engajando-os, e as estratégias de comunicação e marketing são planejadas para realizarem essa interação. Um componente bastante contemporâneo que está cada vez mais presente na estratégia de comunicação de marcas é o influenciador digital, que pode assumir um papel bastante importante nesse engajamento. 

A comunicação all-line é o pilar da estratégia de Inbound PR, e dela fazem parte quatro tipos de mídia: mídia própria, mídia social, mídia espontânea e mídia paga. Mas o propósito deste post é falar um pouco sobre mídia espontânea e a relação dela com os influenciadores de opinião, e claro, da importância deste meio de comunicação para visibilidade de uma marca e a proximidade com seus públicos que a mídia espontânea proporciona.

Mídia espontânea é sinal de que a marca está agindo certo ao produzir e disseminar seu conteúdo. Podemos definir este tipo de mídia como a exposição de uma marca apresentada de forma espontânea, como se fosse o feedback de seu cliente sobre seus produtos/serviços, ou aquela famosa e antiga propaganda boca a boca. Este meio de comunicação, apesar de não ser uma novidade, ganhou força com o avanço tecnológico e o crescimento das mídias sociais, que acabam aumentando o alcance e efetivando o relacionamento das marcas com os seus públicos.

Ao produzir conteúdo para as mídias sociais, as marcas esperam gerar engajamento e de forma natural despertar em seus públicos a vontade de interagir com a marca, propagando de forma espontânea suas opiniões sobre a mesma. Vale lembrar que as “reclamações” que muitas vezes surgem nestas publicações servem de termômetro para as empresas avaliarem seu desempenho e seus possíveis erros.

O potencial que este tipo de mídia tem deve ser aproveitado para disseminar a marca em um maior alcance e com mais credibilidade. Sabemos que atualmente quando o consumidor tem interesse em algo, ele busca informações por conta própria, e se a sua marca está sendo divulgado pelo blogueiro favorito, por exemplo, do seu futuro cliente, é um bom motivo de influência de compra.

Quando a sua marca alcança espaço na mídia espontânea, é sinal de que todos os investimentos em mídia própria e na qualidade de serviços e atendimentos prestados estão dando retorno. Ter uma matéria publicada em uma veículo de comunicação influente ou ser alvo de comentários positivos em publicações digitais, aumenta o alcance da marca e contribui para uma reputação favorável.

Agora vamos falar um pouquinho sobre o influenciador digital, ou o influenciador de opinião. Sabe aquele blogueiro fitness que você segue no instagram? Ou aquela blogueira tendência da moda, que posta os mimos recebidos todos os dias? São eles, os influenciadores digitais.

Podemos definir o influenciador digital como a pessoa que detêm o poder de impactar nas decisões de consumo da comunidade que por ela é atingida. Assim, torna-se um ponto-chave em relação a formação de mídia espontânea.

Este tipo de relacionamento de uma marca com o influenciador digital gera grande visibilidade para as empresas, mas para que isso aconteça de forma efetiva o embaixador da marca devem possuir uma comunidade significativa de seguidores.

Para que você tenha um maior retorno nas suas ações de mídia espontânea é importante considerar:

 

  • O alcance do embaixador da sua marca – sempre importante observar e mensurar a comunidade de seguidores e pessoas atingidas por esse influenciador digital, além do poder de alcance que ele possui, o que é variável de acordo com o contexto que a persona está inserida.
  • O segmento que ele atua é o mesmo da sua marca – se você é uma marca de alimentos saudáveis por exemplo, você deve optar por trabalhar com influenciadores que possuam estilo de vida saudável e propagam isso.
  • As personas da sua marca são influenciadas por esse embaixador? – O público que busca informações e utiliza seu produto ou serviço é o mesmo que encontra-se na comunidade de seguidores do seu embaixador? Nesta etapa é importante observar se a persona do seu negócio é semelhante a persona do influenciador digital, e isso exige uma prévia pesquisa de públicos.
  • O seu futuro embaixador é engajado com seu público? Não adianta só propagar a marca. Para firmar visibilidade efetiva para a sua marca, o influenciador digital precisa estar engajado e próximo de seus seguidores.
  • Ele produz conteúdo de qualidade e com frequência? – se você quer ser bem lembrado, verifique se está sendo divulgado pelo influenciador certo. A frequência e a forma com que o influenciador se comunica com seus públicos são ponto chave para a sua marca ser disseminada de forma positiva e efetiva.

Conquistar a mídia espontânea é total um meio de garantir engajamento e gerar confiança com seu público. Se você quiser se aprofundar um pouco mais sobre essa temática, esse texto sobre Influenciadores Digitais vai te ajudar.

*Por Raíssa Grandini

Raissa é graduada em Relações Públicas e integrante do Time de Voluntários de Conteúdo da RP Week 2017. 

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